Cavalo é resgatado pela Polícia Militar após ficar preso em lamaçal em Parnaíba
Animal estava debilitado e foi salvo com apoio de moradores da regiãoPoliciais militares lotados na 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), da Polícia Militar em Parnaíba, salvaram um cavalo que havia ficado preso em um lamaçal, no povoado Tatus, em Ilha Grande do Piauí, zona urbana do Município. A ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira (02/01), após moradores da área perceberem a dificuldade do animal para sair do local e acionarem os agentes de segurança pública. Diante da situação, os policiais organizaram uma força-tarefa para o resgate.
Ao chegar ao local, os policiais contaram com o apoio de moradores da comunidade, que juntos conseguiram retirar o animal da lama através do uso de pás e cordas. Após o resgate, o cavalo foi colocado de pé, recebeu banho para retirada da lama acumulada e foi hidratado, em uma cena que emocionou quem acompanhava o trabalho e reforçou a importância da união entre polícia e população.
“Devido ao estado de fraqueza, inicialmente pensamos em acionar os órgãos competentes para avaliar a eutanásia, mas percebemos que ele ainda apresentava sinais vitais e optamos pelo resgate. Providenciamos água e alimento e acreditamos que ele irá se recuperar”, afirmou o sargento Eudes Rocha.
O responsável pelo animal não foi identificado, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada para avaliar a situação. Até uma definição oficial, o cavalo ficou sob os cuidados de um morador próximo.