Governo do Piauí vai inaugurar o novo Espaço da Cidadania Digital em Parnaíba
Obra de R$ 600 mil garante emissão da nova CIN e inclusão digital com acessibilidade totalO Governo do Piauí inaugura neste sábado (18/10), a partir das 7h30, a revitalização do Espaço da Cidadania Digital, Clarice Santos França, em Parnaíba, no litoral do estado. A solenidade faz parte da programação especial do Dia do Piauí e acontece na sede do espaço, localizada na Rua Cinco, nº 16, bairro Rodoviária.
Com investimento de R$ 600 mil, a obra foi realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) e tem como destaque a implantação do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, que vai facilitar o acesso da população à documentação civil. O espaço permitirá a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o cadastro no Sistema Nacional de Animais Domésticos (SIN Patinhas) e a emissão da Identidade Jovem (ID Jovem).
O novo ambiente foi planejado para otimizar o fluxo de atendimento e oferecer acessibilidade total. A unidade conta com equipamentos adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de salas de triagem, recepção, quatro estações de atendimento biométrico, fraldário, sanitários adaptados e sistema de combate a incêndios.
O espaço também abriga iniciativas de inclusão digital, como o programa Piauí Saúde Digital, que oferece consultas e exames por telemedicina gratuitamente, e a Lan House Social, com acesso livre à internet para serviços públicos e atividades digitais. Outra novidade é o atendimento domiciliar voltado a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, garantindo o exercício pleno da cidadania.
A unidade presta homenagem a Clarice Santos França, jovem parnaibana com síndrome de Down e ausência da mão direita, que se tornou símbolo de coragem, empatia e inclusão. Aluna da APAE, Clarice foi lembrada por sua luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ela faleceu no início deste ano, aos 18 anos.