Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Governo lança mais dois grandes projetos de hidrogênio verde na ZPE Parnaíba

Projetos de mais R$ 200 bilhões em hidrogênio verde que vão abastecer a União Europeia com energia

A cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, está prestes a se tornar a maior potência mundial na fabricação de amônia para a produção energética com hidrogênio verde do mundo. Nesta sexta-feira (15/12),  o governador Rafael Fonteles e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entre outros políticos, lançam a pedra fundamental de dois empreendimentos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí. A partir de um aporte de investimentos de mais de R$ 200 bilhões, a proposta é que o Piauí possa abastecer a União Europeia com energia limpa.

Foto: Renato Carlos/Conecta PiauíGoverno inaugura dois importantes projetos de Hidrogênio Verde na ZPE de Parnaíba
Governo inaugura dois importantes projetos de Hidrogênio Verde na ZPE de Parnaíba

Ao Conecta Piauí, o presidente da Investe Piauí, Vitor Hugo, conta dos benefícios que projetos como esse trarão para nosso estado.

"Então, o impacto do que está sendo lançado hoje aqui são 2 grandes indústrias de hidrogênio verde e amônia. O impacto é tão significativo que extrapola inclusive o território parnaibano, né? Todo o estado vai ser beneficiado, embora, é claro, a região de Parnaíba seja a maior beneficiada. Trata-se de mais de 100 bilhões de reais em investimento. Em termos de comparação, é mais do que o PIB do Piauí em investimentos que irão ocorrer de 2025 até 2035. Então, em 10 anos nós teremos mais de 100 bilhões de reais investidos na construção das usinas de hidrogênio verde e toda a cadeia logística para distribuição dessa desse hidrogênio" diz.

Foto: Renato Carlos/Conecta PiauíVitor Hugo
Vitor Hugo

 Quem também esteve presente foi o deputado Dr. Hélio Oliveira, que comentou os impactos de projetos como esses trazem para economia do estado.

"De acordo com o que temos observado, no que diz respeito a  investimentos no estado, estes prometem mudar toda a condição socioeconômica do povo do Piauí. Então fico muito feliz reconhecer aqui toda a capacidade do governador Rafael Fonteles de articular, de mostrar toda essa perspectiva positiva, toda essa potencialidade que o nosso litoral tem para receber esses investimentos. E quem vai ganhar, logicamente é o Piauí, é o povo do Piauí. Com expectativa de gerar mais de 15.000 empregos em consequência desse investimento certamente é um momento singular e histórico para o nosso estado e que nos deixa muito animados" comenta.

Foto: Renato Carlos/Conecta PiauíDeputado Dr. Hélio Oliveira
Deputado Dr. Hélio Oliveira

 O Secretário de Governo do Estado do Piauí, Marcelo Nunes Nolleto, ressaltou, ao Conecta Piauí, a relevância internacional que o Piauí vem apresentando no processo de transição energética.

"Olha, hoje é um momento histórico, é um divisor de águas na história. Aqui nós teremos o lançamento da Pedra Fundamental para dois grandes projetos de produção de hidrogênio verde, gerando um total de 20 gigawatts de energia, que coloca o Piauí no mapa mundial como protagonista dessa transição energética pela qual o mundo vai passar, que é esse processo de descarbonização. Então o Piauí sai na frente, com um impacto mundial, o que certamente vai gerar muito desenvolvimento, geração de emprego e renda a curto, médio e longo prazo para o estado do Piauí para os piauienses" enaltece.

Foto: Renato Carlos/Conecta PiauíMarcelo Nunes Noletto
Marcelo Nunes Noletto

A Green Energy Park e a Solatio, responsáveis pelos dois empreendimentos que serão lançados, vão gerar, juntas, 20 mil empregos na região. Além disso, serão mais de 20 GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera. As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas até 2035.

Na ZPE, será instalado o Hub, que é um conjunto de empresas investidoras com interesse na pauta de hidrogênio que vão empreender esforços no sentido de atrair investimentos, estruturas, pesquisas e trocas de tecnologia. Os benefícios estão configurados justamente na rede de relações e esforços de entes internacionais em benefício do desenvolvimento econômico do Estado, que abrigará os empreendimentos e sediará o Hub dentro da ZPE.

Para concretizar a operacionalização da cadeia de amônia e hidrogênio no Piauí, o governador Rafael Fonteles empreendeu viagens para a América do Norte, Ásia e Europa para captar investidores, entender o processo de distribuição e estabelecer parcerias. Com o êxito das missões, o lançamento dos empreendimentos marca o início da produção energética em escala industrial para atender ao mercado europeu. A produtividade de energia eólica e solar, além da abundância de recursos naturais, colocam o Piauí na liderança do setor em escala global.

Confira mais imagens:

Foto: Renato Carlos/Conecta PiauíRafael Fonteles, Wellington Dias e Geraldo Alckmin
Rafael Fonteles, Wellington Dias e Geraldo Alckmin também estiveram presentes
Foto: Renato Carlos/Conecta PiauíGoverno lança mais dois grandes projetos de hidrogênio verde na ZPE Parnaíba
Governo lança mais dois grandes projetos de hidrogênio verde na ZPE Parnaíba

Comente