Obras de construção do Porto de Luís Correia iniciam nova etapa
O Terminal Pesqueiro de Luís Correia deverá revitalizar um setor de grande importância econômicaA Investe Piauí/ ZPE Parnaíba, está desenvolvendo projetos estratégicos de infraestrutura e atração de investimentos para os setores de pesca e turismo no norte do Estado, aproveitando a infraestrutura já instalada dos molhes e a conexão com a ZPE – Parnaíba, buscando firmar uma rede de cooperação com a comunidade pesqueira da região.
O Terminal Pesqueiro de Luís Correia deverá revitalizar um setor de grande importância econômica e social, a partir da atualização dos procedimentos e processos produtivos da cadeia do pescado, que, mesmo sem infraestrutura, já ocorre e é fonte de renda para muitas famílias.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Ao Conecta Piauí, a presidente da Porto/PI, subsidiária da Investe Piauí,responsável pelas obras do terminal pesqueiro em Luís Correia, comentou sobre o avanço das obras.
"Foi licitado em maio deste ano e finalizamos a licitação das obras relacionadas a instalação do CAIS do terminal pesqueiro e das obras da dragagem do canal de acesso da bacia de evolução e do berço de atracação. Essa é uma primeira etapa das obras do terminal que seguirá com a licitação ainda esse ano, da área urbanizada da retroaria para que, então, possamos dar continuidade a instalação dos demais equipamentos"
O projeto prevê a conclusão do complexo portuário e sua expansão para fins de construção de um porto operacional para dar condições de acesso para turistas e transporte de carga. A presidente explicou sobre essa etapa e adiantou o que será feito até o final deste ano.
"Ela inicia fazendo os testes e logo mais iniciará a atividade propriamente dita quanto à obra contratada. No cronograma da obra está previsto a conclusão dessa etapa que começa hoje (18). No final de novembro a gente já deve estar finalizando a fase de dragagem. Segundo a previsão da empresa, no início de dezembro será feito a, digamos assim, a parte de tornar mais plana toda a área do canal".

O objetivo da instalação da primeira draga é atingir uma profundidade de sete metros na maré baixa e nove metros na maré alta, o que facilitará o transporte e a recepção dos produtos pesqueiros.
Resumo de informações técnicas sobre a dragagem do canal de acesso ao Terminal Pesqueiro de Luís Correia:
Tipo de dragagem: Dragagem por Sucção e Arrasto com Draga Autotransportadora (TSHD)
Contextualização
• Com o objetivo de viabilizar a operacionalização do Terminal Pesqueiro de Luís Correia, serão desenvolvidas atividades de dragagem para viabilizar o acesso de embarcações, bem como a construção de uma plataforma de atracação e futura retroárea.
• O futuro terminal terá capacidade para receber embarcações de pesca de até 60m de comprimento e movimentando até 3.600 toneladas de pescado por mês.
Projeto de Dragagem
O Canal com 3,3 km de extensão, situado na margem direita do rio Igaraçu até a isóbata de 7,00 m, fora da área de proteção do molhe
- Volume previsto de Dragagem: 678.483,95 m³
- Cotas de Dragagem: 7,00 m + 0.50m (tolerância)
- Inclinação do Talude: 1:3 ou 18.4 graus
- Divisão de Setores de Dragagem:
Setor 01: Canal de Acesso;
- Zona 01: 50m largura
- Zona 02: 40m largura
- Zona 03: 35m largura
Setor 02/Zona 04: Bacia de Evolução e Berço de Atracação
Previsão de conclusão dessa etapa: dezembro de 2023