Prefeitura corta árvores da cidade e caso vira polêmica no Norte do Piauí
Corte de árvores com mais de cinco metros necessita de permissão dos órgãos responsáveisA prefeitura de Buriti dos Lopes, município localizado no Norte do Piauí, mandou serrar diversas árvores na cidade na última semana. Os cortes foram realizados em três avenidas no centro da cidade: Josias Leódido, Jonas Escórcio e Luís Gualberto de Sousa. A ação da prefeitura pode ser classificada como crime ambiental por conta de como as árvores foram cortadas: serradas ao meio, próximo à base do tronco.

A prefeitura alega que os cortes foram feitos para realizar uma mudança ornamental nos passeios públicos. O corte de qualquer árvore com mais de cinco centímetros de diâmetro só pode ser realizado com autorização do órgão de controle e fiscalização ambiental.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O argumento dado pela prefeitura é de que as árvores eram da variedade Nim Indiano, nociva a insetos como vespas e abelhas. Porém, além das plantas dessa variedade, foram cortadas também mangueiras, cajueiros, tamarindeiros, dentre outras árvores.
Algumas prefeituras pelo Brasil recomendam que se faça a substituição do Nin Indiano nos espaços públicos pelo fato de a árvore não fazer parte do bioma brasileiro, além de causar prejuízos à fauna brasileira.