Vereador preso por estupro deixa presídio e passa a cumprir prisão domiciliar
Condenado por estupro de vulnerável, parlamentar estava preso por ordem da justiçaOito meses após ser preso, o vereador de Bom Princípio do Piauí, Jacinto Costa Moraes, condenado a 25 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável, foi para prisão domiciliar nesta segunda-feira (02/02). No pedido de soltura, a defesa do investigado alegou sérios problemas de saúde.
"Diante da gravidade do quadro clínico do nosso cliente, com relatórios médicos e o prontuário prisional, demonstrando picos hipertensivos constantes e a necessidade de acompanhamento especializado, do qual a unidade prisional não possui meios de prover, solicitamos pela conversão da pena em prisão domiciliar. Mantê-lo em ambiente desprovido do acesso monitoramento médico, o expunha a risco real de dano irreparável à saúde e à vida do Jacinto", justificou o advogado João Máximo.
Jacinto estava preso na Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz Fontes Ibiapina, desde maio do ano passado. Recentemente ele havia sido transferido para a Penitenciária Hospital Humberto Reis da Silveira, em Altos. Agora ele cumpre prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica na cidade de Parnaíba, onde também mantém residência.
Em 2021, Jacinto foi denunciado ao Conselho Tutelar de Bom Princípio, por supostamente abusar sexualmente de uma adolescente de 14 anos. O crime teria se iniciado em 2018, quando a menor tinha apenas 11 anos. Porém, caso foi arquivado por falta de provas. Mas no início de 2025, após descoberta de novos elementos probatórios, como áudios extraídos do celular da vítima e depoimentos de profissional do CRAS local, o Ministério Público do Piauí solicitou a reabertura do caso, culminando na prisão do político que de acordo com a acusação, se aproveitava do alto poder aquisitivo e poder político para conquistar e abusar a vítima.