Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Pesquisa do Opinar mostra crescimento de Fábio Novo, ultrapassando Silvio Mendes

Levantamentos anteriores indicavam vantagem de Silvio Mendes em todos os cenários

O deputado estadual Fabio Novo (PT) está à frente do ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) em nova Pesquisa Opinar, na disputa pela Prefeitura de Teresina. A pesquisa estimulada mostra o candidato do PT com 41,80% das intenções de voto e Silvio Mendes com 40,80%, o que revela empate técnico dentro da margem de erro. 

Foto: Conecta PiauíFábio Novo ultrapassa Silvio Mendes em nova Pesquisa Opinar
Fábio Novo ultrapassa Silvio Mendes em nova Pesquisa Opinar

Em seguida, aparece Dr. Pessoa (PRD) com 3,10%; Professor Tonny Kerley (Novo) com 1%; Geraldo Carvalho (PSTU) com 0,3%; Francinaldo Leão com 0,20%; Santiago Belizário com 0,10%. Telsírio Alencar e Lourdes Melo não foram citados na pesquisa. Não souberam ou não responderam atingiu o índice de 6,30%. 

Foto: ReproduçãoFábio Novo ultrapassa Silvio Mendes em nova Pesquisa Opinar
Fábio Novo ultrapassa Silvio Mendes em nova Pesquisa Opinar

O cenário da pesquisa estimulada é muito parecido com a espontânea, quando Fábio Novo aparece com 36,1% e Silvio Mendes com 35,3%. 

Foto: ReproduçãoFábio Novo ultrapassa Silvio Mendes em nova Pesquisa Opinar
Fábio Novo ultrapassa Silvio Mendes em nova Pesquisa Opinar

Maioria acredita na vitória de Fábio


A pesquisa OPINAR quis saber o sentimento de vitória entre os eleitores teresinenses. Neste quesito, o pesquisador questiona o eleitor quem ele acha que vai ganhar as eleições. O resultado mostra que 42,6% do eleitorado diz que Fábio Novo vai ganhar a eleição para a Prefeitura de Teresina e 38,8% acreditam na vitória de Silvio Mendes. Neste quesito, nenhum outro candidato foi citado por mais de 1% do eleitorado. 

Foto: ReproduçãoFábio Novo ultrapassa Silvio Mendes em nova Pesquisa Opinar
Fábio Novo ultrapassa Silvio Mendes em nova Pesquisa Opinar

Ficha técnica
A pesquisa Opinar foi contratada pelo jornal O DIA e está registrada no TRE-PI sob o número 537/2024. Foi realizada de 11 a 12 de setembro e ouviu 1000 eleitores de 16 anos ou mais. O nível se significância é de 95% e a margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas nas quatro zonas da área urbana de Teresina e também na zona rural.

Crescimento de Fábio Novo

No levantamento divulgado no dia 8 de julho, Sílvio Mendes aparecia como favorito em todos os cenários testados. No cenário com todos os pré-candidatos, ele liderou com 46,75%, seguido por Fábio Novo com 34,88%. Esse resultado refletiu uma vantagem de mais de 11 pontos percentuais a favor de Mendes. Dr. Pessoa (PRD) e Tonny Kerley (Novo) tiveram desempenhos modestos, com 4,5% e 2,25%, respectivamente.

O Instituto Opinar realizou o levantamento entre os dias 28 e 30 de junho, nas zonas urbana e rural de Teresina, ouvindo 800 eleitores com idade a partir de 16 anos. Registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-01178/2024, a pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,46%, para mais ou para menos.

As duas pesquisas do Instituto Opinar divulgadas recentemente sobre a corrida para a Prefeitura de Teresina revelaram uma mudança significativa no cenário eleitoral. O candidato Fábio Novo (PT), que estava em desvantagem em junho, agora aparece à frente do ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) em uma disputa acirrada, segundo a pesquisa do Instituto. 

A pesquisa mais recente perguntou aos eleitores em quem eles acreditam que vai vencer a eleição. Nesse sentido, 42,6% dos entrevistados afirmaram que Fábio Novo será o próximo prefeito de Teresina, contra 38,8% que acreditam na vitória de Sílvio Mendes. Isso demonstra que o sentimento de vitória está se inclinando a favor de Novo, diminuindo uma percepção crescente de que ele tem boas chances de conquistar o cargo.

Com o crescimento de Fábio Novo, a corrida se tornou altamente competitiva, e o cenário de empate técnico sugere que os próximos passos das campanhas serão decisivos. Sílvio Mendes, que outrara era o favorito, agora enfrenta um adversário em ascensão, com uma campanha que se fortaleceu nos últimos meses. 

Comente