Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Quaest aponta favoritismo de Marcelo Castro ao Senado e crise no grupo de Ciro

Pesquisa mostra resultados da corrida para o Senado no Piauí na eleição de 2026
Redação

Uma nova pesquisa do Instituto Quaest indica que o senador Marcelo Castro (MDB) lidera com folga a corrida para o Senado no Piauí, enquanto o grupo político de Ciro Nogueira (Progressistas) enfrenta dificuldade para se manter competitivo nas eleições de 2026. Os dados reforçam o cenário já apontado por institutos regionais, de que o Progressistas pode perder espaço na próxima disputa majoritária.

No cenário principal testado, Marcelo Castro aparece com 36% dos votos válidos, seguido por Júlio César (PSD) e Ciro Nogueira, empatados com 32%. A Quaest também simulou cenários com substitutos do presidente nacional do Progressistas: com João Vicente Claudino, Marcelo sobe para 39%, Júlio César vai a 36% e o ex-senador aparece com 25%. Já com Joel Rodrigues, o MDB chega a 40% e o PSD a 39%, deixando o ex-prefeito com 21%.

Foto: ReproduçãoQuaest aponta favoritismo de Marcelo Castro ao Senado e crise no grupo de Ciro
Quaest aponta favoritismo de Marcelo Castro ao Senado e crise no grupo de Ciro

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 7 de outubro, com 1.302 entrevistas em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O resultado reforça uma tendência já percebida nas últimas sondagens: o MDB e o PSD avançam, enquanto o núcleo político de Ciro Nogueira enfrenta queda de desempenho, mesmo com forte exposição nacional.

Comente