2º Fase do Pactos pelo Piauí fortalece desenvolvimento integrado dos munícipios
O espaço é dedicado ao atendimento e à orientação dos gestores municipaisNa noite desta segunda-feira (24/03), teve inicio a segunda fase do “Pactos pelo Piauí” no Centro de Convenções de Teresina. Nesta etapa, o evento contou com uma programação diversificada e uma novidade: 15 estandes de atendimento, montados especialmente para oferecer suporte técnico e esclarecer dúvidas dos gestores municipais sobre diversas áreas da administração pública.

Os estandes, localizados no pavilhão do Centro de Convenções, serão organizados pelos Pactos Colaborativos (Segurança e Trânsito, Educação, Gestão e Tecnologia, Crianças, Saneamento e Defesa Civil, Saúde). Na esfera federal, estarão presentes estandes dos Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além de outras instituições parceiras.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

"É importante para o Estado do Piauí, seus municípios e sua população promover a integração e a cooperação inter-federativa, especialmente por meio do “Pactos pelo Piauí”, iniciativa do Governo do Estado em parceria com os municípios. O objetivo é desenvolver ações concretas em sete áreas: saúde, educação, primeira infância, segurança e justiça, gestão e tecnologia, saneamento e meio ambiente. No ano passado, em novembro, houve uma prévia desse trabalho. Agora, acontece a fase de consolidação, com oficinas específicas programadas para amanhã. Na quarta-feira pela manhã, será realizada uma celebração simbólica da adesão dos municípios ao Piauí, após as atividades previstas.Já o Fórum de Fortalecimento da Rede de Parcerias é promovido pelo Governo Federal em parceria com os estados e com a PPM, visando reforçar essa cooperação entre o Governo Federal e os municípios, contando com o apoio e coordenação do Governo do Estado", destacou o Governador Rafael Fonteles.
Sobre o evento
O Pactos pelo Piauí é um programa de articulação e cooperação entre o Governo do Estado e os 224 municípios piauienses, com o objetivo de fortalecer políticas públicas essenciais, promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável. A iniciativa visa fomentar a autonomia dos municípios, garantindo suporte técnico e estratégico para ampliar o alcance das políticas públicas.

“Esse é um momento importante, nós estamos reunidos aqui governos estaduais, municipais, a união através do Governo Federal, para analisar política públicas e pactuar a melhoria dessas políticas que faz a diferença na vida de cada um desses piauienses, esse é o objetivo do Pactos pelo Piauí”, destacou o secretário de Planejamento Washington Bonfim.
Realizado pelo Governo do Piauí, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), o evento, organizado pela Secretaria do Planejamento (Seplan) e Secretaria do Governo (Segov), contará com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e suas equipes para apresentação de serviços oferecidos pelos órgãos estaduais.

“Quero reforçar o compromisso que a APPM tem nessa parceria junto com o Governo do estado como o Governo Federal para que possamos dá qualidade de vida melhor para a população piauiense.Todas as ações do Governo do Estado que for para melhorar os municípios, a qualidade de vida dos piauienses pode contar com a APPM que nós estamos à disposição”, afirmou o Presidente da APPM Admaelton Bezerra.
Ao longo da programação, serão apresentados em detalhes e formalizados pactos lançados ainda em 2024, que envolvem áreas estratégicas como saúde, educação, segurança, trânsito, sustentabilidade, saneamento, defesa civil e gestão tecnológica.

“Esse é um programa do Governo do Estado. É muito importante essa interação entre o governo estadual, o governo municipal e o governo federal, todos agindo de forma harmoniosa e sincronizada para trazer benefícios e melhorar a vida da população”, destacou o senador Marcelo Castro.
O espaço será dedicado ao atendimento e à orientação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico e informações sobre programas e ações em diversas áreas. Além disso, a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI) realizará uma feira de artesanato durante a programação.