Alepi debate fortalecimento da triagem neonatal e ampliação do Teste do Pezinho
Audiência pública foi idealizada pelo deputado Tiago VasconcelosNesta segunda-feira (15/09), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sediou uma audiência pública voltada à ampliação do Teste do Pezinho e ao fortalecimento da triagem neonatal no estado. A iniciativa foi do deputado estadual Tiago Vasconcelos, que ressaltou a importância do debate para a saúde pública e a qualidade de vida das crianças piauienses.

Segundo o deputado, a audiência teve como objetivo unir esforços em torno da detecção precoce de doenças raras. “O Teste do Pezinho é a maneira mais eficaz de diagnosticar doenças raras, sejam elas infecciosas, metabólicas ou genéticas. Existe a lei federal 14.154/2021, que prevê a criação do teste em cinco etapas. Atualmente, o SUS disponibiliza um teste capaz de detectar até seis tipos de doenças”, explicou Tiago Vasconcelos.

O parlamentar também destacou os benefícios da ampliação do programa: “Vamos discutir como implementar essas etapas e os investimentos necessários pelo Estado. A importância disso é indiscutível, pois não se precifica a vida. Nossa luta é pela vida dos piauienses e também para reduzir os gastos futuros do poder público com saúde.”
A coordenadora do Serviço de Triagem Neonatal do Piauí, Alessandra Fortes, comentou os desafios e expectativas: “Hoje já realizamos testes para cerca de 53 patologias. Para isso, precisamos de espaço adequado, insumos e equipes capacitadas. A expectativa é a melhor possível, para que possamos atender a todas as necessidades do serviço.”

A audiência pública reforçou o compromisso do estado com a saúde neonatal, buscando ampliar o acesso a exames essenciais para a detecção precoce de doenças e melhorar a qualidade de vida das crianças piauienses.