Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Audiência pública será realizada na Alepi sobre litígio territorial com o Ceará

Data da audiência será definida, e o evento será realizado em conjunto com a CETE

Um requerimento apresentado pelo deputado Dr. Gil Carlos (PT), que solicita a realização de uma audiência pública para debater o litígio territorial entre os estados do Piauí e do Ceará, foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (28/08).

A data da audiência será definida, e o evento será realizado em conjunto com a Comissão de Estudos Territoriais (CETE). Dr. Gil Carlos enfatizou a relevância histórica do tema, bem como a vastidão do território em questão, atualmente em litígio no Supremo Tribunal Federal. 

Foto: Divulgação/ Governo do CearáDivisa entre Piauí e Ceará
Divisa entre Piauí e Ceará

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), sugeriu que o parlamentar mobilize a bancada federal e reative ações da última legislatura, como audiências públicas e materiais audiovisuais, relacionados ao assunto. Franzé Silva havia conduzido essas ações quando liderava a CETE.

Em outra deliberação da sessão, um requerimento proposto por Marden Menezes (Progressistas) também foi aprovado. O parlamentar solicitou informações à direção do HUT (Hospital de Urgência de Teresina) a respeito de denúncias sobre a falta de insumos, material cirúrgico e a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado na unidade hospitalar. 

Além disso, houve aprovação para um requerimento de Dr. Gil Carlos, que busca esclarecimentos junto à Prefeitura de Teresina sobre o sistema de macrodrenagem na região de Santa Maria da Codipi.

A sessão também viu a aprovação de três requerimentos para municípios da região Norte. Dogim Félix (Progressistas) solicitou à Secretaria de Infraestrutura do Estado a construção de uma academia popular em São Joaquim, Campo Maior. 

Rubens Pereira (PT) requisitou que o Governo do Estado instale um IML (Instituto Médico Legal) em Cocal e um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na Praia de Barra Grande. 

Já na região central do Piauí, especificamente em Barro Duro, o deputado Hélio Rodrigues (PT) apresentou um requerimento cobrando melhorias na infraestrutura para 40 famílias residentes na rua Floriano Peixoto, que será encaminhado à Equatorial Piauí.

A sessão também aprovou quatro requerimentos para a realização de sessões solenes. Marden Meneses (Progressistas) propôs as celebrações do Dia do Médico e dos Profissionais de Educação Física. 

Evaldo Gomes (Solidariedade) requisitou uma homenagem ao estádio Albertão por seus 50 anos, enquanto Fábio Novo (PT) propôs uma solenidade para comemorar os 40 anos da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Por fim, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou um voto de pesar, de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), em memória de Gerardo Ponte Cavalcante.

Comente