Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Brasil ocupa lugar de destaque no combate à fome, diz W. Dias no jornal O Globo

Pesquisa do IBGE afirma que 24,4 milhões de brasileiros saíram da situação de fome em 2023

Em um artigo publicado na manhã desta quinta-feira (02/05) no jornal O Globo e escrito pelo próprio ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o Brasil recebeu destaque no combate à fome e à miséria. Em seu texto, o ministro aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que afirma que 24,4 milhões de brasileiros saíram da situação de fome no Brasil em 2023.

Foto: ReproduçãoMinistro Wellington Dias
Ministro Wellington Dias

Quando se compara os dados de 2022 com os de 2023, os números sobre brasileiros que enfrentam insegurança alimentar passaram de 15,5% para 4,1%, respectivamente. "Ainda é muito, mas posso dizer que estamos no rumo certo, com a retomada e reestruturação das políticas públicas de redução da fome e da pobreza", diz o ministro Wellington Dias em seu texto.

Dias atribui o avanço ao amplo conjunto de políticas e programas sociais reunidos no Plano Brasil Sem Fome, a retomada do crescimento da economia, com geração de emprego e renda, e a valorização do salário mínimo. "Esses são alguns fatores que recolocam o Brasil em lugar de destaque na agenda de combate à fome no mundo, o que temos defendido na força-tarefa para a criação de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20", aponta.

"Combater a desigualdade é o objetivo do governo do presidente Lula, e vamos seguir avançando, vamos tirar o Brasil do Mapa da Fome e vamos continuar reduzindo as injustiças do nosso país", conclui.

Comente