Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Caravana Federativa reúne centenas de lideranças com a presença de Lula no Piauí

Essa será a primeira vez que o presidente da República, Lula, participa da caravana

A Caravana Federativa, atividade itinerante promovida pelo Governo Federal que percorre diversos estados brasileiros, está no seu segundo e último dia nesta sexta-feira (21/06). O evento conta com palestras, serviços e oficinas, e tem como objetivo aproximar órgãos federais dos gestores municipais. 

VINDA DO PRESIDENTE LULA

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do encerramento da Caravana Federativa em Teresina nesta sexta-feira (21/06). A atividade itinerante promovida pelo Governo Federal que percorre diversos estados brasileiros, está no seu segundo e último dia. Essa será a primeira vez que o presidente da República participa da caravana, que está em sua décima edição.


Em seu discurso o presidente Lula destacou que o Piauí sempre esta em sua vida, e frisou o lançamento do programa de combate à fome. 

Foto: Joseph Silva/ Conecta PiauíCaravana Federativa
Caravana Federativa


“Esse Estado do Piauí, ele está na minha vida por muitas coisas. Por muitas coisas ele está na minha vida. E uma delas é porque toda vez que a gente discutia o projeto de lançar um programa de combate à fome, sempre parecia o Piauí como o Estado mais pobre do país. E tinha várias cidades. Não sei porque, com a ajuda do Welligton, a gente foi encontrar Guaribas para que a gente entregasse o primeiro cartãozinho do Fome Zero que era 50 reais. Era uma miséria, era 50 reais, mas era o primeiro que a gente estava dando. Era o primeiro sinal. Era uma demonstração de que se a gente quiser, as coisas acontecem”, disse.

INVESTIMENTOS PARA O PIAUÍ

Lula, garantiu ainda que ajudará o governo a construir o Porto de Luís Correia e tornar o Rio Parnaíba navegável.

“Tenham certeza que vamos contribuir para o Piauí ter o Porto, a inclusa e fazer o Rio Parnaíba ficar navegável para transportar a riqueza do estado”, disse.

Durante o evento, o presidente anunciou a cessão de terreno da União para o Porto de Luís Correia em uma área de 4,9 milhões de metros quadrados.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíCaravana Federativa reúne centenas de lideranças com a presença de Lula no Piauí
Caravana Federativa reúne centenas de lideranças com a presença de Lula no Piauí

MINISTRO DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Mais de 40 órgão públicos, ministérios, autarquias e bancos públicos e cerca de 200 técnicos de Brasília atendendo prefeitos e gestoras municipais e estaduais. Dos dez ministros presentes na Caravana, apenas o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha está previsto falar com imprensa.

Durante entrevista coletiva, o ministro destacou o projeto que demonstra a viabilidade do transporte intermodal de mercadorias no Piauí, entregue pelo governador Rafael Fonteles.

Foto: Joseph Silva/ Conecta PiauíAlexandre Padilha
Alexandre Padilha

“É um projeto detalhado muito bem preparado. O presidente sempre diz que o que comove, além do amor pelo Piauí, tem confiança política no governador Rafael. Ficou impressionado com o projeto e vai para a coordenação do PAC para usar parte dos recursos da privatização da Eletrobras, feito pelo governo anterior, para ter como alternativa um projeto logístico tão importante como esse”, disse. 

Alexandre também destacou sobre o investimento no hidrogênio verde. "Esse segundo ano nós temos aprovado projetos importantes para o Nordeste, como, por exemplo, o hidrogênio verde, que aprovamos nessa semana, o projeto de biocombustível do futuro que já foi aprovado, os projetos que garantem a redução da renda para quem ganha dois salários místicos, ter um impacto muito positivo, o pedimento hoje já tem mais de mil alunos do ensino médio recebendo o pé de meia, que é a poupança feita pelo governo médio como estima educação, então os projetos prioritários do governo nós temos ganhado todos", concluiu.

MINISTRO DAS CIDADES
O Ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou a construção de quase nove mil unidades de residências pelo programa Minha Casa, Minha Vida. "Só nos últimos três dias, presidente, nós publicamos autorização para a Caixa Econômica Federal para a retomada efetiva desse programa do Novo Minha Casa Minha Vida. Nós assinamos, nesses últimos três dias, quase nove mil novas unidades do programa", explanou.

MINISTRO DOS PORTOS E AEROPORTOS
O ministro do Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a reforma do aeroporto de Teresina, com investimentos de R$ 200 milhões. Além disso, também prometeu a criação da primeira hidrovia estadual do Brasil, que deve ser construída no Piauí.

"O presidente Lula nos determinou que, ao lado do ministro Rui Costa, pudesse ter um olhar especial para a hidrovia do Parnaíba. E hoje a gente está autorizando o governo da Paraíba a iniciar um amplo debate com a sociedade para a gente poder fazer a primeira hidrovia estadual da história do Brasil, que será aqui no estado do Piauí. Isso mostra, governador, o seu compromisso com o desenvolvimento do estado. Além do novo porto que será feito, além da hidrovia do Parnaíba, o presidente Lula agora no mês de outubro está inaugurando a reforma do aeroporto de Terezina com investimentos de 200 milhões de reais que será entregue da população", contou.

Comente