Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Caravana Federativa terá plano de gestão do lixo gerado durante o evento

Uma central de triagem será montada no local para separar orgânicos de recicláveis

O evento Caravana Federativa, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho, no Centro de Convenções, vai contar com um plano de gestão para destinar corretamente todo o lixo produzido durante a ocasião. 

A Caravana Federativa, em Teresina, será um exemplo de respeito ao meio ambiente no que se refere aos resíduos produzidos no período de sua realização. Uma central de triagem será montada para separar orgânicos de recicláveis.

Foto: Ascom/Governo FederalCaravana Federativa terá plano de gestão do lixo gerado durante o evento
Caravana Federativa terá plano de gestão do lixo gerado durante o evento

A iniciativa tem caráter de educação ambiental. O público será estimulado a descartar os resíduos sólidos em lixeiras seletivas, com cores de acordo com o material a ser reciclado. Também terá um lado socioambiental, visto que vai beneficiar cooperativas com o material reciclado.

“A gente vai separar e dar para eles venderem e fazerem uma ação. No relatório final, a gente indica o nome da cooperativa contemplada”, explica Lígia Rocha, co-fundadora da Ninho do Verde, empresa parceira responsável pelo serviço. 

Ainda de acordo com Lígia Rocha, também está prevista a coleta de pilhas e baterias, materiais que representam risco de contaminação do solo e das águas, se descartados incorretamente. O lixo orgânico produzido no evento irá para compostagem. “O fato de você destinar corretamente, principalmente os orgânicos, evita a produção de gases de efeito estufa. Porque não vai para o aterro, o que também impede o crescimento dos aterros”, complementa Lígia. 

No fim do evento, deve ser gerado um relatório indicando quanto foi gerado de lixo, a destinação, o impacto e as instituições beneficiadas. 

Caravana Federativa 

O evento é realizado pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, e conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. 

A Caravana Federativa visa promover a articulação entre as esferas de governo, com o objetivo de discutir programas, políticas e serviços públicos. A ação itinerante é voltada, principalmente, para gestores estaduais e municipais. 

O evento contará com a participação de mais de 40 órgãos federais, dentre ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas. Os participantes terão atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios.

Comente