Castro Neto é o primeiro piauiense a apoiar CPI sobre fraude bilionária no INSS
Deputado assinou requerimento que pede investigação de esquema que desviou R$ 6,3 bilhões do órgãoO deputado federal Castro Neto (PSD) foi o 1° parlamentar piauiense a se manifestar e assinar o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), protocolada na última quarta (30/04), para investigar a fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com valores desviados que chegam a R$ 6,3 bilhões. Em vídeo publicado nas redes sociais, Castro Neto garante acompanhar de perto o andamento dos trabalhos na Câmara e cobra punição aos envolvidos no esquema.

Titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, na Câmara Federal, Castro Neto fez duras críticas aos envolvidos no esquema. “Isto é uma vergonha, é desprezível. Faremos de tudo para que tudo seja verificado e os culpados punidos por tamanha atrocidade. As pessoas trabalham sua vida inteira e precisam desse dinheiro na fase mais difícil da sua vida e acontece um crime desse. Isso não pode ficar impune. Tem que ser investigado e vai ter punição”, disse o parlamentar.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A CPI para investigar fraude bilionária no INSS visa investigar sindicatos envolvidos por meio de descontos não autorizados dos beneficiários, entre 2019 e 2024. O crime é investigado pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) como crimes de corrupção (ativa e passiva), violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de dinheiro, envolvendo 11 entidades e associações.
O requerimento de criação da CPI (RCP 2/25) foi entregue com 185 assinaturas de deputados de 14 partidos (desde Solidariedade e Cidadania até PL e Novo).
Confira o vídeo do deputado: