Cinema na Escola Seduc: estudantes do Premen Norte aprendem técnicas de som
O Cinema na Escola envolve os estudantes em todas as etapas da produção audiovisualO Projeto Cinema na Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está chegando à reta final no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Premen Norte, em Teresina. Na penúltima aula, os alunos do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo mergulharam no universo da captação e mixagem de som, sob a orientação do instrutor Lennon Furtado.
Durante a atividade, os estudantes exploraram como equilibrar diálogos, efeitos sonoros e trilhas, entendendo a importância do som na construção de uma narrativa cinematográfica. A prática incluiu a análise da mixagem do curta-metragem Cinara, criado e gravado pelos próprios alunos ao longo do curso.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Evellyn Reis, estudante da 1ª série do Ensino Médio e diretora do curta, compartilhou sua experiência com a mixagem. “Aprendi a editar, adicionar efeitos especiais e trabalhamos nas primeiras cenas do filme. Editamos sons de passos, passarinhos, coisas que parecem pequenas, mas fazem toda a diferença na montagem final”, destacou. Ela também ressaltou o impacto do curso no relacionamento da turma: “Estamos tendo contato com equipamentos e tecnologias que não conhecíamos. As aulas são bem completas, está sendo maravilhoso participar do projeto. Além disso, aprendemos a trabalhar em equipe e a melhorar nossa comunicação.”
O Cinema na Escola envolve os estudantes em todas as etapas da produção audiovisual, proporcionando vivências práticas essenciais para o mercado. O projeto beneficia 220 jovens do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo em cidades como Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.
O Secretário de Educação, Washington Bandeira, reforçou a relevância da iniciativa. “O projeto permite que os alunos vivenciem todas as etapas da produção cinematográfica, desenvolvam habilidades técnicas alinhadas à realidade do setor e estimulem criatividade e protagonismo juvenil.”
Com atividades que integram prática e teoria, o programa tem se consolidado como uma oportunidade transformadora para os estudantes.