Deputado Francisco Limma participa de seminário do Pilares II em Campo Maior
Projeto do Governo e Banco Mundial investe R$ 250 milhões em inclusão e sustentabilidadeO deputado estadual Francisco Limma (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa e um dos maiores defensores da agricultura familiar no estado, está participando das apresentações regionais do Projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social II (Pilares II). Nesta quinta-feira (09/10), o parlamentar acompanhou o seminário em Campo Maior, num dos seis territórios contemplados pelo programa que está mobilizando agricultores, gestores e lideranças locais em todo o Piauí.

Executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Regularização Fundiária (Interpi), o Pilares II conta com financiamento do Banco Mundial no valor de R$ 250 milhões.
“É importante destacar que o projeto tem como eixos principais a segurança fundiária dos agricultores familiares, assentamentos da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, mulheres e jovens, além da adoção de práticas agrícolas sustentáveis e adaptadas às mudanças climáticas e o fortalecimento da gestão dos recursos naturais”, destacou o parlamentar.

Durante os seminários, são apresentados os objetivos e metas do programa, que busca ampliar a regularização de terras, a geração de renda e o apoio técnico às famílias agricultoras. Para o deputado Limma, a iniciativa representa um avanço importante na construção de um modelo de desenvolvimento inclusivo, sustentável e voltado para quem vive e produz no campo. “Essa é uma política que garante dignidade, oportunidade e segurança a quem alimenta o nosso estado. É um passo firme para fortalecer a agricultura familiar e cuidar do meio rural com respeito e justiça”, disse.
O Pilares II terá atuação nos territórios Chapada das Mangabeiras, Tabuleiros do Alto Parnaíba, Cocais, Planície Litorânea, Carnaubais e Entre Rios. Já foram realizados encontros nos municípios de Corrente (Chapada das Mangabeiras), Piracuruca (território dos Cocais) e Parnaíba (território da Planície Litorânea).