Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Dez municípios são premiados por ações voltadas à primeira infância no Piauí

Iniciativas do SUAS foram reconhecidas durante seminário promovido pela Sasc em Teresina
Redação

Gestores, técnicos e representantes municipais participaram, nesta sexta-feira (26/06), em Teresina, do Seminário Estadual da Primeira Infância no SUAS e da II Edição do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no SUAS. O evento reuniu experiências desenvolvidas em diferentes regiões do Piauí e premiou iniciativas que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças por meio da Política de Assistência Social.

Promovida pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, a premiação reconheceu projetos executados nos municípios de Jerumenha, Regeneração, Oeiras, Morro do Chapéu do Piauí, São Miguel do Tapuio, Jatobá do Piauí, São João do Arraial, Santa Cruz do Piauí, Curral Novo do Piauí e Lagoa de São Francisco. As iniciativas abordam temas como fortalecimento de vínculos familiares, alimentação saudável, sustentabilidade, desenvolvimento infantil e ações intersetoriais voltadas à primeira infância.

Durante o seminário, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, destacou a importância das políticas públicas voltadas às crianças desde os primeiros anos de vida. "A primeira infância representa a proteção da própria criança. Estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado para integrar ações da assistência social, da saúde e da educação, garantindo que essas crianças tenham oportunidades, sejam bem cuidadas, bem nutridas e possam construir um futuro mais saudável e preparado. Investir na primeira infância é investir no desenvolvimento do Piauí e do Brasil", enfatiza.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, ressaltou que o prêmio fortalece a parceria entre Estado e municípios na execução de políticas públicas voltadas à infância. "Este é um momento muito importante porque reconhece iniciativas que estão transformando a vida das crianças piauienses. A infância acontece nos municípios, e o papel do Estado é apoiar e fortalecer essas ações. Hoje celebramos experiências exitosas e reforçamos o compromisso de continuar trabalhando juntos para garantir mais oportunidades e proteção às nossas crianças", afirma.

Isabel também destacou os avanços alcançados ao longo dos últimos anos nas áreas de assistência social, saúde e educação. "Já temos um legado muito positivo construído com ações como a regionalização do acolhimento familiar, a reforma do Lar da Criança, a implantação do Plano Estadual da Primeira Infância, o fortalecimento da rede materno-infantil e os investimentos na alfabetização. São iniciativas que estão gerando resultados concretos e transformando a realidade das famílias piauienses", acrescenta.

Entre os municípios premiados, Morro do Chapéu do Piauí foi reconhecido pelo projeto "Alimentação Saudável na Primeira Infância: Descobrindo Sabores". Para o prefeito Erickson Fenelon, o reconhecimento demonstra a importância da união entre diferentes áreas da gestão pública. "Esse trabalho é resultado de uma parceria entre assistência social, saúde e educação. Nosso objetivo é garantir mais qualidade de vida para as crianças, promovendo alimentação saudável, acompanhamento adequado e investimentos que contribuam para o desenvolvimento infantil. Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho para todo o município", destaca.

O município de Oeiras também esteve entre os vencedores com o projeto "Farmácia Viva Nutricional: O Ciclo da Moeda Verde". A secretária municipal de Assistência Social, Juciária Teixeira, explicou que a iniciativa alia segurança alimentar e acompanhamento familiar. "O projeto garante a entrega de alimentos para famílias acompanhadas pela primeira infância e promove um acompanhamento contínuo das crianças. É uma ação que fortalece a segurança alimentar e contribui diretamente para o desenvolvimento infantil, por isso nos orgulha muito receber esse reconhecimento", explica.

Idealizador da iniciativa, Felipe Ribeiro destacou que o projeto nasceu a partir da análise dos indicadores sociais do município. "Identificamos a necessidade de fortalecer a segurança alimentar das crianças acompanhadas pelos programas sociais e desenvolvemos uma estratégia que une acompanhamento nutricional e acesso a alimentos saudáveis. O resultado tem sido muito positivo para as famílias atendidas e para a construção de uma infância mais saudável", relata.

Durante a solenidade, os municípios vencedores receberam certificados de reconhecimento institucional e premiações em equipamentos de informática e kits lúdicos. A iniciativa busca incentivar a criação de projetos inovadores e fortalecer a rede de proteção social voltada à primeira infância.

O seminário encerrou mais uma edição do prêmio reforçando a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios para garantir direitos, ampliar oportunidades e promover o desenvolvimento integral das crianças piauienses desde os primeiros anos de vida.