Draga Alana lança projeto para ouvir demandas da população de Teresina
Primeira edição do projeto ocorreu no povoado Santa Teresa, na zona rural da capitalO vereador Eduardo Draga Alana (PSD) lançou o projeto “Eu, Você e Teresina”, uma iniciativa que tem como objetivo aproximar o mandato da população, ouvindo diretamente as demandas das comunidades e levando-as à tribuna da Câmara Municipal de Teresina. A proposta é reforçar o trabalho do parlamentar nas ruas, fiscalizando serviços públicos e propondo melhorias com base nas necessidades reais dos moradores.

A primeira comunidade visitada pelo projeto foi o povoado Santa Teresa, localizado na zona rural de Teresina. Segundo o vereador, a localidade enfrenta graves problemas de infraestrutura, a começar pela escassez de água potável. “A cerca de 15 quilômetros do centro da nossa capital, ainda não há abastecimento regular da concessionária responsável. As pessoas acordam de madrugada para encher baldes e garantir o básico. Isso é inadmissível em pleno século XXI”, disse Draga Alana.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Diante da situação, o parlamentar destacou que já conseguiu, por meio do deputado federal Júlio César, dois poços tubulares para a região com apoio do Dnocs, mas alertou que a medida ainda é insuficiente. “Cada poço abastece cerca de 200 famílias, mas Santa Teresa já se comporta como uma cidade, e precisa de investimentos à altura”, pontuou.
Outro ponto crítico identificado na visita foi a precariedade da iluminação pública. O vereador afirmou que fez um requerimento verbal à Teresina Luz, empresa responsável pelo serviço. “A nossa líder lá da região, dona Tâmara, ouve as demandas dos moradores e nos traz esses problemas para que possamos trazer uma solução”, afirmou.
A ausência de áreas de lazer também foi mencionada como uma das prioridades da comunidade. “Uma região tão grande e que não tem sequer áreas de lazer. Quando falamos em academias populares, é um orçamento mínimo e pequeno, mas que faz toda uma diferença na vida das pessoas”, relatou o parlamentar, que defende a instalação de academias públicas na região.
Além disso, a falta de cobertura de rede de telefonia móvel dificulta ainda mais a comunicação dos moradores. “Já estamos discutindo com outros vereadores para entender a quem devemos recorrer: se às operadoras, à Anatel ou ao Ministério das Comunicações. Estamos na era digital, e Santa Teresa não pode continuar isolada”, destacou.
Todas as demandas relatadas pelos moradores da comunidade Santa Teresa foram ouvidas pelo vereador Draga Alana, que já deu os devidos encaminhamentos aos órgãos competentes para que os problemas sejam solucionados e os direitos da população da zona rural de Teresina sejam garantidos.