Evandro Leitão derrota André Fernandes e é eleito prefeito de Fortaleza
Apoiado por Lula, candidato venceu, por diferença mínima, André Fernandes, aliado de BolsonaroO presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), venceu André Fernandes (PL) no segundo turno da disputa para a prefeitura de Fortaleza, que aconteceu neste domingo (27/10), em uma eleição marcada pela polarização nacional entre apoiadores de Lula e Bolsonaro. A diferença entre os candidatos foi inferior a 15 mil votos, o que é equivalente a menos de 1% dos votos válidos.

A campanha de Evandro Leitão foi fortemente apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que atuou ativamente na coordenação do projeto político de seu aliado. Esse apoio ajudou Leitão a se consolidar, especialmente após um desempenho fraco do PT no primeiro turno das eleições municipais, o que gerou apreensão sobre a capacidade do partido em manter a influência na região.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Evandro Leitão, 57 anos, que entrou para o PT em dezembro passado após uma trajetória política no PDT, agora assume o desafio de governar a capital cearense, a quarta maior cidade do país. Sua vitória representa uma importante reviravolta para o PT no Nordeste, numa espécie de prévia para a disputa presidencial de 2026, sugerindo que a influência de Lula e do partido na região ainda é um fator decisivo em um cenário político nacional marcado pela polarização.