Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Fábio Abreu ressalta importância do Programa Água Doce durante evento em Teresina

No Piauí, o Programa Água Doce é executado pela Sada, em parceria com outras instituições
Redação

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, proferiu palestra sobre o Programa Água Doce durante o I Encontro da Agricultura Familiar do Semiárido. O evento faz parte da programação da II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Foto: Tavynho NetoFábio Abreu
Fábio Abreu

Com o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável”, a feira reúne debates, oficinas e palestras voltadas aos agricultores frente às mudanças climáticas, fortalecendo o papel da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável do semiárido piauiense.

O secretário Fábio Abreu destacou os desafios enfrentados e os avanços obtidos pela Sada na promoção da assistência técnica, extensão rural e defesa agropecuária no estado. Segundo ele, o Programa Água Doce tem sido uma das principais ferramentas para garantir acesso à água potável no semiárido piauiense.

“Quando assumimos a Sada, tínhamos muitos desafios com relação à assistência técnica, extensão rural e defesa agropecuária, que juntamente com órgãos parceiros, como a SAF, estamos enfrentando. O acesso à água potável sempre foi um dos principais problemas do semiárido piauiense e, através do programa Água Doce, estamos superando esse obstáculo”, afirmou o secretário.

Foto: Tavynho NetoFábio Abreu ressalta importância do Programa Água Doce no Encontro da Agricultura Familiar do Semiárido
Fábio Abreu ressalta importância do Programa Água Doce no Encontro da Agricultura Familiar do Semiárido

Fábio Abreu ressaltou ainda a relevância do programa para as comunidades mais vulneráveis. “O Água Doce é um programa de importância fundamental porque atua em municípios onde é difícil encontrar água no subsolo e, quando há, essa água é imprópria para o consumo humano. Com a dessalinização, conseguimos torná-la potável e própria para o uso das famílias”, destacou.

Coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), o Programa Água Doce é uma política pública federal voltada à implantação de sistemas de dessalinização em comunidades do semiárido brasileiro. No Piauí, o programa é executado pela Sada, em parceria com outras instituições.

Desde 2016, o estado já implantou 85 sistemas de dessalinização em 18 municípios, beneficiando mais de 12 mil pessoas e gerando cerca de 182 mil litros de água potável por dia. Até 2028, estão previstos mais 45 sistemas em 26 municípios, com capacidade para atender 6.500 pessoas e produzir 96 mil litros de água diariamente.

A estrutura de cada sistema inclui poço, bomba, reservatório, dessalinizador e tanques de contenção, permitindo o uso sustentável da água subterrânea e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias do semiárido.

Comente