Fábio Novo diz querer usar o diálogo para resolver os problemas de Teresina
Em debate político, Novo também destacou os projetos que pretende colocar em prática na capitalO candidato a prefeito de Teresina, deputado estadual Fábio Novo (PT), participou, na noite desta quinta-feira (08/08), do primeiro debate na TV aberta, realizado pela Band Piauí. Novo destacou os projetos que pretende colocar em prática na capital do Piauí.
Em sua apresentação, Novo disse que caminhou por toda a capital, sentiu as dores que o povo sente e agora está preparado para ajudar Teresina a se reconstruir. "Caminhei por essa cidade inteira. Conheço todos os bairros e visitei as comunidades. Estou preparado. Sou do diálogo, e vamos precisar dialogar para resolver os problemas de Teresina", afirmou.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Fábio iniciou a rodada de perguntas do 1º bloco abordando o tema inovação. "Acredito muito no Orçamento Participativo Digital. Essa experiência já está acontecendo no governo do estado. Vamos, junto com a Câmara Municipal, fazer uma lei, levar tecnologia para dentro da prefeitura, e, desta forma, viabilizar que 100 mil famílias recebam o documento de suas casas com ajuda da inteligência artificial e da tecnologia, a exemplo do que hoje ocorre no OPA, do governo do estado", declarou Fábio.
Na educação, Fábio Novo destacou o período em que comandou a Secretaria Municipal de Educação, de Bom Jesus, sua cidade natal, e garantiu levar a educação da capital de volta ao topo. "Os nossos professores recebiam aumento, todos os anos, acima da inflação. Coloquei produtividade nos contracheques e, ao final da gestão, dobramos os índices educacionais. Vamos fazer muito pela educação de Teresina, e colocá-la de volta no primeiro lugar", garantiu.
Fábio Novo falou, ainda, do programa Destrava Teresina, que vai levar mais agilidade ao empreendedor que sonha em ter a sua empresa formalizada em tempo recorde. "Quem quer empreender em Teresina não terá a prefeitura como dificultadora e, sim, como facilitadora. Vamos levar o modelo da Junta Comercial do estado para a prefeitura de Teresina, e agilizar licenças, alvarás e demais documentos para quem quer empreender", declarou.
O abandono do Centro da cidade foi outro ponto abordado pelo candidato. "Revitalizamos os equipamentos de cultura do centro, quando fui secretário de cultura do estado. Agora, precisamos incentivar a volta de residências ao centro, convivendo com o comércio. Destaco, ainda, o programa de revitalização das praças, trazendo as feirinhas de volta”, destacou.
Um dos principais problemas enfrentados pelo teresinense, o transporte público, também foi discutido por Novo. “No primeiro ano de gestão, eu vou botar para circular 450 ônibus. Vou liderar um pacto pelo transporte: vai rodar ônibus, vai rodar van, vai rodar micro-ônibus. Vamos implantar tarifa zero, a começar pela isenção do estudante da rede pública. Temos tudo planejado. O que eu faço, faço com responsabilidade e com capricho”, finalizou.