Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Fonteles entrega obras em Oeiras e região pelos 203 anos da adesão à Independência

Programação reúne inaugurações, investimentos culturais e anúncio de iniciativas de microcrédito
Redação

O governador Rafael Fonteles iniciou, nesta sexta-feira (23/01), sua agenda no município de Oeiras com uma série de entregas, acompanhadas por autoridades federais e estaduais. A programação contempla ações em alusão ao aniversário de 203 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil e inclui a entrega da reforma da Agência do Banco do Nordeste (BNB), a implementação do programa “Acredita no Primeiro Passo” e a reinauguração do Museu Histórico de Oeiras, que passa a contar com uma nova Sala de Museografia. Ainda em Oeiras, o governador entregou o novo prédio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Farmacêutico João Carvalho Martins.

Durante a visita à agência do Banco do Nordeste, Rafael Fonteles destacou o simbolismo histórico da data e reforçou o papel do microcrédito como instrumento de independência econômica para quem empreende. “Olha, a gente como sempre faz, além de celebrar a história com a solenidade da adesão do Piauí à independência do Brasil, nós aproveitamos para fazer grandes entregas que melhoram a vida do povo, até porque novas independências são necessárias para melhorar a vida do povo”, afirmou.

“Só aqui nessa agência do BNB, em Oeiras, foram mais de 100 milhões de reais para o pequeno empreendedor do campo e da cidade, com os programas exitosos do Agroamigo e Crédito Amigo”, acrescentou o governador, ao citar também parcerias com o governo federal e prefeituras do território.

A agenda teve a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, que apresentou as diretrizes do programa Acredita e ressaltou o potencial produtivo da região.

“Oeiras é uma região banhada por três rios e com potencial já comprovado em várias áreas: mel, caprino, ovino, aves, pescados, frutas. Agora, queremos abrir ainda mais espaço com o Banco do Nordeste, com apoio técnico do IFPI, Embrapa, Governo e município, garantindo crédito adequado”, disse.
“Com juros de 0,5% ao ano, assistência técnica e fundo garantidor, o agroamigo financia até 40 mil e pode chegar a 400 mil por família produtora. É crédito para superar a pobreza e gerar emprego”, concluiu.

O prefeito de Oeiras, Hailton Alves, também destacou a importância do microcrédito para o desenvolvimento local. “Isso aqui hoje é uma referência de microcrédito tanto para o agricultor quanto para o pequeno empreendedor da cidade. Agora, tendo essa formatação física, melhora muito a logística de quem vem aqui conseguir esse crédito a juros muito baixos”, afirmou.

“E daqui a pouco também o lançamento do programa Acredita, que vem corroborar com mais financiamento para quem está no CadÚnico, para ter ascensão econômica e social”, completou.

O senador Marcelo Castro, presente na agenda, avaliou positivamente o ritmo de entregas do governo estadual. “Isso é uma rotina implantada pelo governador Rafael Fonteles, como nunca houve na nossa história. Para todo lado que a gente vai, são obras sendo inauguradas, obras em andamento e obras sendo autorizadas”, relatou o senador.

“Hoje estamos aqui em Oeiras e depois seguiremos para Colônia, Cajazeiras e Santa Rosa, com extensa programação. Nunca houve na história do Piauí um governo tão realizador quanto o do governador Rafael Fonteles”, concluiu.

O assessor especial do Governo do Estado e ex-secretário de Educação, Washington Bandeira, lembrou que os investimentos contemplam diversas áreas com impacto social direto. “É uma revolução que está acontecendo no nosso estado, na gestão do governador Rafael Fonteles, com muitas entregas para melhorar a vida do povo”, afirmou.

“Hoje teremos inúmeras obras da educação, infraestrutura, cultura e também o evento do Acredita, dando qualificação e crédito para quem está no CadÚnico e no Bolsa Família”, completou.

Representando o Banco do Nordeste, o superintendente no Piauí, Diogo Martins, reforçou os resultados do microcrédito no território. “Nós colocamos na economia da região de Oeiras, só com o microcrédito do banco, 102 milhões de reais, sendo 59 milhões do Agroamigo e 46 milhões do Crediamigo. Isso mostra que o banco tem toda uma atenção para com o pequeno”, destacou.

“Das 522 mil operações que fizemos no estado, 517 mil são de microcrédito. Aplicamos 2,5 bilhões no Piauí, cerca de 11% do total do banco. Isso está puxando o estado para cima, trazendo crédito barato e desenvolvendo a região”, afirmou ao convidar os empreendedores para conhecerem a nova agência.

As atividades em Oeiras integram uma sequência de agendas que seguem até sábado (24), contemplando também os municípios de Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí e Colônia do Piauí com entregas, anúncios e eventos culturais alusivos ao 24 de Janeiro.

Confira o álbum de fotos da agenda: