Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Hugo Napoleão: justiça suspende pesquisa eleitoral que favorecia Joaquim Có

A pesquisa foi considerada fraudulenta, já que não apresentava informações exigidas pela legislação
Redação

A Justiça Eleitoral do Piauí decidiu pela suspensão imediata de uma pesquisa eleitoral divulgada na cidade de Hugo Napoleão, que avaliava as intenções de voto do candidato a prefeito Joaquim Alves da Silva -  Joaquim Có - (MDB). A decisão, proferida pelo Juiz da 52ª Zona Eleitoral, se baseou na irregularidade da pesquisa, que não havia sido registrada no sistema da Justiça Eleitoral, conforme é exigido pela legislação.

Segundo o documento judicial, a pesquisa foi considerada fraudulenta, já que não apresentava informações sobre metodologia, número de entrevistados ou margem de erro, requisitos obrigatórios para a validação de pesquisas eleitorais. Além disso, a falta do registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também configura uma violação das normas eleitorais.

A decisão estabelece que a divulgação de pesquisas eleitorais sem o devido cumprimento das regras legais pode influenciar o processo democrático, ao propagar informações incorretas ou tendenciosas. Assim, os responsáveis pela realização e divulgação da pesquisa podem ser enquadrados em crime eleitoral, sujeitos a sanções previstas na legislação.

Foto: ReproduçãoJoaquim Có
Joaquim Có
Com a medida, a Justiça Eleitoral busca preservar a integridade do pleito em Hugo Napoleão, garantindo que as informações divulgadas durante o período eleitoral sejam precisas e baseadas em pesquisas devidamente registradas e verificadas.

Comente