Hugo Napoleão: justiça suspende pesquisa eleitoral que favorecia Joaquim Có
A pesquisa foi considerada fraudulenta, já que não apresentava informações exigidas pela legislaçãoA Justiça Eleitoral do Piauí decidiu pela suspensão imediata de uma pesquisa eleitoral divulgada na cidade de Hugo Napoleão, que avaliava as intenções de voto do candidato a prefeito Joaquim Alves da Silva - Joaquim Có - (MDB). A decisão, proferida pelo Juiz da 52ª Zona Eleitoral, se baseou na irregularidade da pesquisa, que não havia sido registrada no sistema da Justiça Eleitoral, conforme é exigido pela legislação.
Segundo o documento judicial, a pesquisa foi considerada fraudulenta, já que não apresentava informações sobre metodologia, número de entrevistados ou margem de erro, requisitos obrigatórios para a validação de pesquisas eleitorais. Além disso, a falta do registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também configura uma violação das normas eleitorais.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A decisão estabelece que a divulgação de pesquisas eleitorais sem o devido cumprimento das regras legais pode influenciar o processo democrático, ao propagar informações incorretas ou tendenciosas. Assim, os responsáveis pela realização e divulgação da pesquisa podem ser enquadrados em crime eleitoral, sujeitos a sanções previstas na legislação.
