Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Juiz suspende divulgação de pesquisa contratada pelo prefeito de Amarante

Foi estipulada multa diária no valor de mil reais em caso de descumprimento da medida
Redação

O juiz eleitoral Ivanildo Ferreira dos Santos, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-Piauí), em decisão publicada nesta quarta-feira (27/03), determinou a imediata suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral que circula em Amarante, 160 KM ao Sul de Teresina, com números para a corrida eleitoral deste ano. O juiz suspendeu a divulgação porque os números foram divulgados antes do prazo legal que é de cinco dias após a data do registro. A consulta foi contratada pelo atual prefeito do município, Diego Teixeira (Progressista).

Na denúncia formulada à Justiça Eleitoral, a oposição ao grupo que está no poder em Amarante comprovou que, no mesmo dia em que o Instituto Amostragem, responsável pelo levantamento, registrou a pesquisa no TRE-PI, ela já estava sendo publicada por um portal de notícia, o que caracteriza descumprimento de prazo. 

Foto: Reprodução/Redes SociaisPrefeito Diego
Prefeito Diego Teixeira

“Observa-se que o próprio registro da pesquisa em questão contém explicitamente a data de 28 de março de 2024 como sendo o marco temporal para a divulgação dos dados pesquisados. Todavia, em total contrariedade à legislação de regência, os requeridos promoveram... a divulgação prematura dos dados da pesquisa eleitoral impugnada”, declarou o magistrado em sua decisão.

Foi estipulada multa diária no valor de mil reais em caso de descumprimento da medida.

Comente