Juiz suspende divulgação de pesquisa contratada pelo prefeito de Amarante
Foi estipulada multa diária no valor de mil reais em caso de descumprimento da medidaO juiz eleitoral Ivanildo Ferreira dos Santos, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-Piauí), em decisão publicada nesta quarta-feira (27/03), determinou a imediata suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral que circula em Amarante, 160 KM ao Sul de Teresina, com números para a corrida eleitoral deste ano. O juiz suspendeu a divulgação porque os números foram divulgados antes do prazo legal que é de cinco dias após a data do registro. A consulta foi contratada pelo atual prefeito do município, Diego Teixeira (Progressista).
Na denúncia formulada à Justiça Eleitoral, a oposição ao grupo que está no poder em Amarante comprovou que, no mesmo dia em que o Instituto Amostragem, responsável pelo levantamento, registrou a pesquisa no TRE-PI, ela já estava sendo publicada por um portal de notícia, o que caracteriza descumprimento de prazo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

“Observa-se que o próprio registro da pesquisa em questão contém explicitamente a data de 28 de março de 2024 como sendo o marco temporal para a divulgação dos dados pesquisados. Todavia, em total contrariedade à legislação de regência, os requeridos promoveram... a divulgação prematura dos dados da pesquisa eleitoral impugnada”, declarou o magistrado em sua decisão.
Foi estipulada multa diária no valor de mil reais em caso de descumprimento da medida.