Justiça manda Sílvio Mendes retirar post que altera números da pesquisa Quaest
Candidato alterou porcentagem de votos válidos em publicação nas redes sociaisO juiz da 63ª Zona Eleitoral de Teresina, Dr. Washington Luiz Gonçalves Correia, proferiu decisão liminar, na noite deste sábado (05/10), em que determina que o candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, retire publicação de suas redes sociais em que ele altera número de votos válidos da pesquisa Quaest, divulgada pela Rede Globo de Televisão, através de sua afiliada no Piauí, a TV Clube.
A pesquisa foi divulgada hoje e traz, nos votos válidos, o candidato Fábio Novo com 48% e Sílvio Mendes, com 47%. Mas, nas suas redes sociais, Sílvio mudou o seu percentual para 48%. O juiz, em sua decisão, esclarece o fato: “Ocorre que, quando se trata do quesito “votos válidos”, quem detém 48% das intenções de voto é o candidato Fábio Novo”.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O juiz ainda enfatiza: “a notícia veiculada se classifica como sabidamente inverídica, pois contém inverdade flagrante, que não apresenta controvérsias”.
Por fim, o magistrado determina: “Diante do exposto, DEFIRO, em parte, a liminar para determinar ao representado a retirada do ar da publicação impugnada, no prazo de três horas a contar da sua intimação, sob pena de multa de R$ 10.000,00, em caso de descumprimento. Determino, ainda, que o representado deve comprovar, nos presentes autos, o cumprimento da decisão”.