Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Lula anuncia renegociação de dívidas com prefeitos e pede civilidade nas eleições

O chefe do executivo nacional também anunciou outras medidas durante seu discurso

O presidente Lula (PT) anunciou algumas medidas que vão beneficiar pequenos municípios durante a 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento foi aberto nesta terça-feira (21/05) e reuniu cerca de 90 prefeitos do Piauí, além de outras autoridades como deputados e senadores. 

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíPresidente Lula discursando
Presidente Lula discursando

O chefe do executivo nacional começou sua fala prestando uma homenagem às vítimas do das enchentes do Rio Grande do Sul e pediu civilidade nas eleições de 2024. Como exemplo, Lula usou o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), afirmando que não escolhe os beneficiários por política e sim por necessidade. 

“A gente não pergunta qual partido é o prefeito e nem o tamanho da cidade. Perguntamos qual o problema da cidade e é com base nos problemas e nos projetos apresentados pelo prefeito são selecionados”, disse. 

Renegociações de dívidas e Minha Casa, Minha Vida 

Lula também aproveitou a ocasião para anunciar medidas que beneficiam prefeitos que estão endividados com o Governo Federal. Uma das propostas foi a de reduzir a cobrança de 20% sobre os salários dos funcionários. No ano passado foi aprovada uma lei que reduz para 8% a quantia solicitada. 

Outra medida anunciada foi a da construção de moradias do Minha Casa Minha Vida em municípios com menos de 50 mil habitantes. Lula também relatou que irá criar novas regras para o pagamento de precatórios, além da renegociação de dívidas previdenciárias. 

Veja também: 

Abertura da 25ª Marcha dos Prefeitos reúne prefeitos piauienses em Brasília

Comente