Lula pretende nomear dois novos ministros para o STJ em fevereiro
Escolha dos nomes deve ocorrer em janeiro, após empate entre os concorrentesO presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja nomear dois novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) em fevereiro, conforme interlocutores próximos ao petista. A expectativa é que as nomeações aconteçam logo após o fim do recesso do Judiciário e do Congresso Nacional, no início do mês.
Desde outubro, duas listas tríplices com candidatos às vagas estão na mesa do presidente. Apesar de as cadeiras estarem vazias há um ano, Lula não priorizou as nomeações, tendo voltado sua atenção às eleições municipais e, posteriormente, à disputa política em torno das emendas parlamentares. Segundo uma fonte próxima ao presidente, há um “empate geral” entre os concorrentes, e a decisão final deve ser tomada em janeiro.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Na vaga destinada à Justiça Federal, o desembargador Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, é o favorito. Ele conta com o apoio de figuras influentes do Nordeste, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social Wellington Dias. Já na vaga reservada ao Ministério Público, a procuradora alagoana Maria Marluce desponta como principal nome, superando Sammy Barbosa, do Acre. Marluce tem o apoio do sobrinho e prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O STJ, composto por 33 ministros, enfrenta atualmente uma investigação sobre um suposto esquema de venda de sentenças em cinco gabinetes, conduzida pelo STF. O relator do caso, ministro Cristiano Zanin, seguirá trabalhando nas apurações durante o recesso. Interlocutores de Lula, no entanto, garantem que a demora nas nomeações não está relacionada às investigações em curso.
Com informações do UOL