Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Lula reorganiza base e define novos líderes na Câmara e no Senado

Silvio Costa Filho assume a Liderança da Maioria na Câmara, enquanto Teresa Leitão substitui Jaques
Redação

O governo Lula definiu nesta quinta-feira (25) a nova configuração de sua articulação política no Congresso Nacional. O ex-ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), assumirá a Liderança da Maioria na Câmara dos Deputados, enquanto a senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi escolhida para comandar a liderança do governo no Senado, em substituição a Jaques Wagner (PT-BA).

As mudanças ocorrem no início do segundo semestre legislativo, período em que o Palácio do Planalto pretende concentrar esforços para acelerar a tramitação de projetos considerados prioritários.

No Senado, Teresa Leitão foi anunciada pelo presidente Lula por meio das redes sociais. A parlamentar substituirá Jaques Wagner, que deixou a liderança na quarta-feira (24), após anunciar sua saída em comum acordo com o presidente.

"Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", escreveu Lula.

Jaques Wagner deixou a função depois de ser citado na investigação da Polícia Federal sobre a Operação Compliance Zero. O senador é apontado pela PF como beneficiário de vantagens supostamente oferecidas pelo banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master. Em nota, Wagner afirmou que sua prioridade será "provar minha inocência" e atuar na campanha pela reeleição de Lula e de aliados na Bahia.

Teresa Leitão, de 74 anos, é pedagoga e foi deputada estadual por cinco mandatos em Pernambuco antes de chegar ao Senado. Atualmente integra, como titular, as comissões de Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura e Esporte.

Na Câmara, Silvio Costa Filho comandará a Liderança da Maioria, bloco que reúne cerca de 300 deputados de partidos que apoiam, em diferentes níveis, a agenda do governo. A indicação foi feita pelos partidos que integram a Maioria e confirmada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Costa Filho deixou o Ministério de Portos e Aeroportos há menos de dois meses para cumprir o prazo de desincompatibilização. Inicialmente, buscou disputar uma vaga ao Senado por Pernambuco, mas ficou fora da chapa majoritária encabeçada por João Campos (PSB). Agora, deverá concorrer à reeleição para a Câmara.

Ao assumir a nova função, o deputado afirmou que pretende atuar na articulação entre os Poderes e na construção de consensos para aprovação das matérias de interesse do governo.

"Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil."

Em outra manifestação, acrescentou: "Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento para ajudar o país a crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida da população."

Nos bastidores da Câmara, a escolha de Costa Filho é interpretada como parte da reorganização da base governista para o novo período legislativo. À frente da Liderança da Maioria, ele ficará responsável por coordenar a atuação das bancadas governistas e negociar a votação dos principais projetos do Palácio do Planalto.