Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Marcelo Castro lidera com folga corrida pelo Senado no Piauí, diz pesquisa Datamax

O levantamento foi feito com mil eleitores, entre os dias 2 e 6 de abril, em 53 municípios do Piauí
Redação

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datamax, entre os dias 2 e 6 de abril, em 53 municípios do Piauí, revela que o senador Marcelo Castro (MDB) desponta como o favorito na disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. O levantamento foi feito com mil eleitores nas zonas urbanas dos 12 territórios de desenvolvimento do estado, com margem de erro de 3,09 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Foto: ReproduçãoCorrida pelo Senado no Piauí
Corrida pelo Senado no Piauí

Marcelo Castro lidera com mais de 55% na pesquisa estimulada

No cenário estimulado — quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados — Marcelo Castro aparece na liderança isolada com 55,24% das intenções de voto. Em segundo lugar está Ciro Nogueira (Progressistas), com 40,94%, seguido por Júlio César (PSD), que tem 27,7%. O deputado federal Flávio Nogueira (PT) registra 18,12%.

Apesar da apresentação dos nomes, 7,34% dos entrevistados afirmaram que votariam nulo ou em branco, enquanto 50,66% disseram que não sabem ou preferiram não opinar, evidenciando um grau elevado de indefinição no eleitorado.

Cenário espontâneo revela altíssimo índice de indecisos

No levantamento espontâneo — quando os entrevistados respondem livremente, sem lista de candidatos — a indecisão salta de forma expressiva. Nada menos que 89,5% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder.

Entre os nomes mencionados, Marcelo Castro lidera novamente, mas com apenas 3,2% das citações. Ciro Nogueira vem logo atrás, com 3,1%, seguido por Júlio César (1,2%) e Wellington Dias (1,1%). Outros nomes, como Joel Rodrigues (0,7%) e o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (0,2%), aparecem com menos de 1%.

Segundo voto para o Senado revela cenário ainda mais indefinido

Em 2026, os piauienses escolherão dois senadores, e a pesquisa também abordou o segundo voto. O nível de indefinição se mostra ainda mais elevado: 95,6% dos entrevistados disseram estar indecisos ou preferiram não opinar.

Neste cenário, Marcelo Castro aparece com 1,3%, seguido por Júlio César (1%), Ciro Nogueira (0,9%), Flávio Nogueira (0,3%) e Wellington Dias (0,2%). Outros nomes citados com 0,1% incluem Rafael Fonteles, Rejane Dias, Elmano Férrer e a jornalista Samantha Cavalca.

Análise: liderança de Marcelo e alto grau de indefinição expõem disputa aberta para segunda vaga

Os números apontam um cenário confortável para Marcelo Castro, cuja liderança se consolida tanto nas respostas estimuladas quanto nas espontâneas. Contudo, o elevado índice de indecisos, especialmente no segundo voto, indica que o jogo está aberto para a segunda vaga e que muito ainda pode mudar até o pleito de 2026.

Comente