Marcelo Castro participa da COP30 e destaca protagonismo na agenda ambiental
Senador chegou a Belém nesta segunda-feira (10) e acompanhou a cerimônia de abertura do eventoO senador Marcelo Castro (MDB-PI) participa, em Belém (PA), da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), um dos principais fóruns globais de debate sobre o futuro do planeta e as estratégias para conter o aquecimento global.
Marcelo Castro chegou a Belém nesta segunda-feira (10) e acompanhou a cerimônia de abertura do evento, que contou com o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A abertura da conferência do clima reuniu ainda autoridades de todo o mundo, além de representantes de governos, empresas e instituições ambientais. O parlamentar participa ainda hoje da abertura oficial do Pavilhão Brasil.
Durante a conferência, o senador destacou a importância do protagonismo brasileiro na agenda ambiental global. Segundo ele, “nenhum país do mundo tem maior autoridade para tratar da questão ambiental do que o Brasil. Nosso país tem todas as condições de liderar este movimento."
Marcelo ressaltou que o país é referência internacional quando o assunto é transição energética. “Enquanto a média mundial de energia limpa representa cerca de 17% da matriz energética, no Brasil esse índice chega a quase 50%. Somos exemplo de que é possível crescer preservando e investir em desenvolvimento sustentável com responsabilidade ambiental”, afirmou.
O senador também destacou o papel do Piauí na produção de energia limpa, lembrando que o estado é hoje um dos líderes nacionais em geração de energia solar e eólica. “O Piauí tem se tornado referência em fontes renováveis e mostra que o futuro sustentável já começou por aqui”, completou.
A COP30 acontece em Belém até o dia 21 de novembro e reúne mais de 190 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento é considerado uma das etapas mais importantes para a definição de metas globais de redução de emissões e preservação ambiental.