Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Ministro André de Paula e Rafael Fonteles lançam Jovem Cientista da Pesca

O Piauí foi escolhido como primeiro estado da federação para o lançamento nesta sexta-feira (3).

Nesta sexta-feira (03/05), o governador Rafael Fonteles (PT) e o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, lançaram o Programa Nacional Jovem Cientista da Pesca Artesanal. A solenidade aconteceu, às 10h, no Palácio de Karnak, Centro de Teresina.

O ministro André de Paula, relatou ao Conecta Piauí a importância deste evento nacional ser lançado no Piauí. “É um programa que em um primeiro momento vai atingir a doze estados da federação e o lançamento é feito aqui no Piauí porque, primeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) foi a primeira instituição a acreditar no Ministério da Pesca, e até como uma homenagem à prioridade que a educação tem no Piauí”, afirmou.

Foto: Alessandra Fonseca/Conecta PiauíMinistro André de Paula e Rafael Fonteles lançam Jovem Cientista da Pesca
Ministro André de Paula e Rafael Fonteles lançam Jovem Cientista da Pesca

O programa tem o intuito de fomentar o interesse dos jovens piauienses pelas ciências e pelas carreiras tecnológicas. O público-alvo são estudantes do Ensino Médio da rede pública, em especial filhos e filhas de pescadores artesanais.

De acordo com o governador Rafael Fonteles, a ideia é estender o projeto pelo estado do Piauí. “Começamos por Luis Correia, com a Escola do Mar, fico feliz que o ministro André de Paula, o ministro Wellington, tenham escolhido o Piauí para lançar essa iniciativa”, disse.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington afirmou a importância desse investimento. “A gente não mensura os valores que estão envolvidos. Primeiro, porque está claro que no Piauí, educação é prioridade. Depois porque foi do Piauí que teve a Fundação de Amparo à Pesquisa, que mais se aproximou do Ministério”, enfatizou.

Jovem Cientista da Pesca Artesanal 

É um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr.) destinado a jovens de comunidades pesqueiras artesanais que estejam vinculados ao ensino médio da rede pública, para que pesquisem e estudem as realidades da pesca artesanal em suas múltiplas diversidades, buscando evitar, também, a evasão escolar dessa juventude.

Comente