Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Ministro do TCU recebe Título de Cidadania Piauiense em sessão solene na Alepi

Em entrevista à imprensa, o ministro disse que seria “piucho”, junção de piauiense com gaúcho.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, recebeu o Título de Cidadania Piauiense durante sessão solene na manhã desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi). Em entrevista à imprensa, o ministro, natural de Santo Ângelo, Rio grande do sul, relembrou a trajetória pelo Piauí e disse que, após receber a honraria, seria “piucho”, junção de piauiense com gaúcho.

Foto: Heitor Carvalho/Conecta PiauíMinistro do TCU recebe Título de Cidadania Piauiense em sessão solene na Alepi
Ministro do TCU recebe Título de Cidadania Piauiense em sessão solene na Alepi

"Agora estão me transformando em ‘piúcho’, né? Piauiense com gaúcho. É uma grande honraria porque há mais de 20 anos atrás eu era deputado federal e fui procurado por alguns gaúchos que queriam vir para essa região conhecer [...] Eu estive aqui quatro vezes, entre 95, 96, 97, 98, até que em 99 vieram 200 famílias [para o Piauí] que articulamos para vir investir nessa região, especialmente em Uruçuí, mas eu visitei toda aquela região antes, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande, para conhecer a região e trouxemos esses gaúchos", disse o ministro.

Um dos propositores do título, o deputado estadual Henrique Pires (MDB), considerou João Augusto Ribeiro Nardes como "um dos precursores" da colonização no Sul do Piauí. Na visão dele, o título de cidadania piauiense chegou "atrasado".

Foto: James Rodrigues/Conecta PiauíDeputado Henrique Pires
Deputado Henrique Pires

"Para quem não sabe, ainda nos anos de 96, 97, ele era um dos precursores daquela colonização, uma nova colonização no sul do Piauí, em Uruçuí, Baixa Grande do Ribeira, daquela região. Ele foi precursor da nova Santa Rosa. Então ele [ministro João Augusto Ribeiro Nardes] falava há pouco da alegria de ter podido contribuído tão bem para o desenvolvimento dessa região do Piauí e o título chega atrasado. Há mais tempo ele já deveria ter recebido esse título", frisou o deputado.

Também estiveram presentes na sessão solene, o presidente da Alepi, deputado estadual Severo Eulálio, e o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.

Comente