Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Moradores de Castelo do Piauí denunciam precariedade no transporte escolar

Várias denúncias estão sendo publicadas nas redes sociais mostrando o risco de vida

Populares denunciaram que um ônibus que transportava alunos no município de Castelo do Piauí apresentou um problema mecânico na última quinta-feira (09/05). Com o ocorrido, o motorista acabou perdendo o controle do veículo e colidiu com um poste na PI-115, nas proximidades do portal de entrada da cidade. A denúncia foi feita ao portal Poty News.

Segundo o portal, o ocorrido envolvendo o transporte de alunos, vem se tornando frequente e provocando inúmeras denúncias contra o atual prefeito Magno Soares, que sucateou vários ônibus seminovos conhecidos pela população por "amarelinhos" e locar sucatas com mais de 25 anos de uso para poder acomodar aliados políticos. 

Recentemente, várias denúncias estão sendo publicadas nos grupos de WhatsApp mostrando o risco de vida que centenas de crianças e adolescentes estão passando ao serem transportados nos veículos.

Ainda segundo o portal Poty News, informações anônimas afirmam que os motoristas não possuem habilitação para poder conduzir veículo de categoria “D”. Segundo o Código de Trânsito brasileiro, ela é obrigatória para condução desses veículos.

Foto: Reprodução / Poty NewsMoradores de Castelo do Piauí denunciam precariedade no transporte escolar
Moradores de Castelo do Piauí denunciam precariedade no transporte escolar

“Além disso, recebemos a informação de que muitas dessas sucatas estão com documentos atrasados e que os motoristas não se preocupam em pagar a documentação do veículo porque tem a conivência da gestão para não fazer essa fiscalização no ato de assinar o contrato de locação”, diz trecho.

Ainda de acordo com um denunciante, alunos da localidade Buriti do Sobrado e localidades adjacentes, assim, como alunos da localidade Itaúna perderam provas por conta dos ônibus, que transportam alunos dessas localidades estarem quebrados e a Prefeitura não tomou providências para substituir o veículo com defeito.

Muitas mães de alunos fazem relatos de como é quando um ônibus quebra. "Se o pai ou mãe ou até um familiar não se dirigir até o local que o veículo está quebrado as crianças não tem como chegar em suas casas e que às vezes essas crianças são obrigadas a caminharem por vários quilômetros para chegarem em suas residências" diz uma mãe.

Foto: Reprodução / Poty NewsMoradores de Castelo do Piauí denunciam precariedade no transporte escolar
Moradores de Castelo do Piauí denunciam precariedade no transporte escolar

Diante disso, os moradores apontam ser necessário que os órgãos competentes fiscalizem e apliquem a solução imediata desse problema que as crianças e adolescentes do município de Castelo do Piauí estão vivendo.

O espaço para manifestação da Câmara Municipal, Ministério Público e da Gestão Municipal seguem em aberto. 

Comente