Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Mudanças no secretariado marcam posse e despedida de Chico Lucas no Piauí

Rafael Fonteles destaca continuidade e reforço na segurança e na saúde do estado

A cerimônia de posse dos novos secretários estaduais, realizada neste sábado (31), no Palácio de Karnak, em Teresina, foi marcada por uma forte manifestação de reconhecimento ao ex-secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas. Ao ser citado no evento, ele recebeu aplausos calorosos do público, em um momento de emoção diante da transição para uma nova função em âmbito nacional.

A reação dos presentes evidenciou a avaliação positiva sobre o período em que Chico Lucas esteve à frente da pasta. O gestor deixa a Segurança Pública do estado para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública, cargo no qual passará a atuar diretamente na formulação de políticas voltadas à proteção da população em todo o país.

Durante a cerimônia, o governador Rafael Fonteles destacou o perfil técnico da equipe e reforçou que as mudanças representam continuidade e avanço nas áreas estratégicas do governo. Segundo o governador, a nova composição mantém o foco em resultados concretos para a sociedade.

“Estou muito feliz porque conto com um time de gestores de alto nível, muito comprometidos, íntegros e focados em resultados para a população. Essas mudanças no comando da segurança e da saúde vão representar a continuidade do que já está dando certo e ainda mais avanços”, afirmou.

Tomaram posse o auditor fiscal Antônio Luiz Soares, que passa a comandar a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), substituindo Chico Lucas, e o médico Dirceu Campelo, novo secretário de Saúde do Estado. Ao assumir a Segurança Pública, Antônio Luiz Soares ressaltou que o trabalho seguirá a linha adotada pela gestão anterior e que a prioridade será manter a redução dos índices de criminalidade, além de enfrentar outros problemas sensíveis.

“O nosso trabalho será dar continuidade ao que foi feito por Chico Lucas. A metodologia foi aprovada, tanto que ele agora assume uma função nacional. Vamos integrar as forças de segurança, manter a queda nos indicadores de criminalidade e também atacar questões como os acidentes de trânsito, que causam mortes, sequelas e impactam diretamente o sistema de saúde. Além disso, vamos reforçar o combate ao feminicídio e buscar reduzir ainda mais os índices de homicídio no Piauí”, declarou.

Em outro momento, Rafael Fonteles voltou a comentar a mudança na Segurança Pública e ressaltou que a ida de Chico Lucas para Brasília deve fortalecer ainda mais as ações no estado.

“Na segurança, teremos agora o apoio do secretário nacional, Chico Lucas, que vai contribuir para o êxito da gestão no Piauí, agora comandada por Antônio Luiz. Isso fortalece ainda mais o nosso trabalho”, pontuou o governador.

Já na área da saúde, o novo secretário Dirceu Campelo destacou a responsabilidade do cargo e a intenção de manter os avanços alcançados nos últimos anos.

“É uma grande honra assumir a Secretaria de Saúde. É um sonho que se concretiza e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade retribuir ao povo piauiense. Vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito, que melhorou bastante os indicadores de saúde no estado. A expectativa é a melhor possível, com muito senso de compromisso para enfrentar os novos desafios”, afirmou.

Campelo acrescentou ainda que a nova gestão irá aprofundar a análise dos dados da área e definir prioridades para fortalecer o atendimento à população em todo o Piauí.