Oito governadores vêm ao Piauí para anunciar R$ 127,8 bi e parceria com a Huawei
A reunião ocorrerá em um hotel na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Sul da capitalO governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), na condição de presidente do Consórcio Nordeste, comandará nesta segunda-feira (1º) a Assembleia Geral que trará a Teresina oito chefes de Executivo da região. No encontro, será anunciado um pacote de investimentos de R$ 127,8 bilhões e novas parcerias institucionais. A única ausência confirmada será a do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD).
Fonteles receberá Carlos Brandão (MA), Elmano de Freitas (CE), Fátima Bezerra (RN), João Azevedo (PB), Raquel Lyra (PE), Jerônimo Rodrigues (BA) e Paulo Dantas (AL). A reunião ocorrerá em um hotel na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Sul da capital.
Durante a assembleia, o governador piauiense apresentará, ao lado das instituições financeiras envolvidas, como BNDES, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa, Finep e Sudene, os projetos selecionados pela Chamada Nordeste, iniciativa que financia propostas industriais de relevância estratégica para o desenvolvimento regional.
Outro destaque sob a liderança de Fonteles será o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), parceria entre o Consórcio Nordeste, Dataprev e Huawei. O centro pretende criar uma infraestrutura robusta para pesquisa e aplicação de IA, formar especialistas, promover intercâmbio tecnológico com a China e impulsionar o ambiente de inovação na região, reforçando o papel do Nordeste como polo tecnológico e destino de grandes investimentos.