Prefeito Silvio Mendes toma posse e reforça nova etapa na gestão de Teresina
A cerimônia oficial ocorreu no Sesc Cajuína e celebrou a posse do vice-prefeito e 29 vereadoresOs novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em todo o Brasil tomaram posse de seus cargos, nesta quarta-feira (01/01), marcando o início de uma nova gestão municipal. Em Teresina, a cerimônia oficial ocorreu no Teatro Sílvio Mendes, no Sesc Cajuína, no bairro Noivos. Na ocasião, Sílvio Mendes (União Brasil) e Jeová Alencar (Republicanos), prefeito e vice-prefeito eleitos, foram empossados junto aos 29 vereadores da capital piauiense.
Silvio Mendes informou que irá cortar aproximadamente 500 cargos comissionados na Prefeitura e também proibirá o uso de carros oficiais pelos secretários municipais.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Cerca de 500 cargos de comissão, de confiança que serão extintos e é economia para comprar remédios. [...] Vamos proibir de fornecedores e credores de irem à Prefeitura. Vão receber comunicado que o dinheiro está na conta e evitar propinas, é preciso acabar com essa praga", afirmou Silvio Mendes.
“A importância dessa data de hoje, que é que se inicie um novo ciclo na vida de Teresina. E os teresinenses esperam muito de nós, e podem ter certeza que nós estamos preparados para retribuir esse carinho que a cidade deu para o Jeová Alencar, deu para o Silvio Mendes e os 29 vereadores”, abordou o vice-prefeito Jeová Alencar.
Logo após a posse, a tradicional transmissão de cargo aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina. Durante a solenidade, o então prefeito Dr. Pessoa entregou a faixa de prefeito ao novo chefe do Executivo municipal, Sílvio Mendes.
“O momento é muito importante para a cidade de Teresina, diante de tudo que a gente viveu nesses últimos quatro anos. Teresina regrediu bastante, Teresina precisa de uma nova cara e uma nova gestão que faça uma verdadeira reconstrução da cidade. E nós como vereadores, estamos e estaremos prontos para somar junto ao prefeito”, consolidou o vereador empossado Fernando Lima.
“Estamos entrando numa nova administração, porém saindo com graves problemas em várias áreas importantes da nossa cidade, na educação, na saúde, na coleta de lixo, na assistência social. Isso requer de todos nós mais compromisso, mais compromisso de estarmos mais uma vez. E eu quero aqui agradecer ao povo de Teresina pela renovação do nosso mandato e dizer que vamos continuar do mesmo jeito, trabalhando muito pelo povo”, ressaltou o vereador Dudu.
Enzo Samuel (PDT) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Teresina com o apoio de 27 dos 29 vereadores. Candidato único na disputa, sua recondução ao cargo ocorreu após um entendimento com o prefeito Sílvio Mendes. Na votação, Petrus Evelyn (PP) foi o único a votar contra, enquanto Ismael Silva (PP) se absteve.
“A cidade precisa que todos nós trabalhemos unidos, de mãos dadas realmente, para conseguir resolver a quantidade de problemas que vem se acumulando, tanto no transporte público, na questão da limpeza pública, parte da saúde de Teresina que está bem precária. Então é um esforço que vai precisar ser feito por todos os vereadores, tanto de pedir recursos para os deputados, realmente fazer essa articulação entre a prefeitura e principalmente as comunidades”, apontou o vereador Daniel Carvalho.
‘Aqui a gente vai encarar essa grande missão, que é reconfigurar Teresina. Teresina precisa de um olhar e aquela pessoa que coloca o seu nome à disposição com uma pessoa pública, ele tem que se dedicar à vida pública, cuidando dos interesses da população e essa é a nossa missão que nós vamos ter a partir de agora”, acentuou o vereador Draga Alana.
No dia 2 de janeiro, uma missa em ação de graças vai ser celebrada às 9h, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Teresina, para abençoar a nova administração. A cerimônia religiosa simboliza o início do novo ciclo administrativo e destaca o compromisso dos gestores com a população.
Ainda no dia 2, às 11h, ocorre a posse dos novos secretários municipais no auditório do Palácio da Música, situado na Rua Santa Luzia, no Centro/Sul da cidade. Durante o evento, os integrantes do governo de Sílvio Mendes e Jeová Alencar devem ser oficialmente apresentados e assumirão seus respectivos cargos.