Prefeitura de Teresina exonera mais 40 comissionados e acumula 381 desligamentos
Ajuste fiscal visa reduzir 30% dos cargos comissionados e economizar R$ 20 milhões até o fim do anoA Prefeitura de Teresina anunciou, nesta sexta-feira (25/10), a exoneração de mais 40 servidores comissionados, totalizando 381 cortes na folha de pessoal nos últimos três dias. De acordo com o Diário Oficial do Município, os novos desligamentos incluem 30 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), seis da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e quatro da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA).
Os cortes fazem parte do ajuste fiscal iniciado pela administração municipal em outubro. Na última quarta-feira (23/10), foram exonerados 275 comissionados de diversos órgãos e, no dia seguinte, 26 novos desligamentos foram oficializados. O objetivo da gestão, liderada pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD), é reduzir em até 30% o número de comissionados na prefeitura, segundo decreto publicado no início do mês.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A prefeitura afirma que a medida busca conter o elevado índice de participação da folha de pessoal nos gastos municipais. Com essa redução, estima-se uma economia de cerca de R$ 20 milhões até o fim do ano. Além das exonerações, a gestão também suspendeu reajustes salariais, convocação de concursados, criação de cargos e contratação de serviços, mas descartou a suspensão de concursos públicos em andamento.