Primeiro debate em Teresina é marcado por frases ofensivas e 'cabeçada'
O Conecta Piauí esteve presente e acompanhou de perto todo o debateO primeiro debate com os nomes à disposição na corrida eleitoral à Prefeitura de Teresina neste ano de 2024, foi realizado na noite desta quinta-feira (09/08), pela Band TV. O momento foi marcado por frases ofensivas, atitudes precipitadas e palavras que não caberiam nesse momento da discussão política.
O Conecta Piauí esteve presente e acompanhou de perto todo o debate que abordou assuntos como transporte público, uso da tecnologia, saúde, educação, e o cuidado com o clima, a revitalização do centro de Teresina, além de críticas à atual gestão da capital do Piauí.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Participaram Fábio Novo (PT), Silvio Mendes (UB), Dr. Pessoa (PRD), Telsírio Alencar (Mobiliza), Geraldo Carvalho (PSTU), Tonny Kerley (Partido Novo) e Francinaldo Leão (PSOL), nesta quinta-feira (08/08). A mediação do debate foi realizada pelo jornalista Napoleão de Castro.
O pré-candidato Fábio Novo (PT), falou que o momento foi rico e democrático, importante para que a população avalie as propostas para Teresina.
“Ele é um momento rico porque permite que você possa se confrontar com os seus concorrentes, e aí é um momento que a população vai poder avaliar quem realmente tem proposta pra nossa cidade... eu estou muito feliz de participar desse momento democrático e dessa discussão”, disse.
O pré-candidato Silvio Mendes (UB), destacou que o momento foi utilizado para explanar muitas ideias para a capital.
“Acho que foi bom, acho que muitas ideias foram postas, muita gente fala o que quer, mas precisa ter muito cuidado, eleição é escolha e comparação pra decidir o futuro da cidade”, falou Silvio.
Tonny Kerley, pré-candidato pelo partido Novo, comentou que com o debate a população conseguiu fazer uma boa avaliação.
Ao final desse debate, ficou muito claro a diferença entre os candidatos e nós acreditamos que a população teresinense conseguiu fazer uma boa avaliação. Nós somos um único grupo político que está realmente disputando de forma competitiva essa prefeitura, que não faz parte de ninguém da velha política, de nenhum dos grupos políticos tradicionais. E os teresinenses não aguentam mais esses mesmos políticos de sempre na nossa cidade, que não fizeram as mudanças, que Teresina realmente precisa”, disse.
O pré-candidato Telsírio Alencar (Mobiliza), frisou que o momento foi uma vitrine para que o eleitor escolha o melhor para Teresina.
“O debate foi excelente, nós tivemos aqui a oportunidade de externar aquilo que a gente está pensando em realizar, caso a gente seja o escolhido do povo. Como eu disse na reta final do debate, isso aqui é o palco de onde se iniciou o processo, nós temos 60% do eleitor de Teresina, que ainda não decidiu em quem votar, porque o eleitor está esperando exatamente esse momento aqui. Como eu disse na nossa primeira entrevista, é uma vitrine de candidato, mas é sobretudo o observatório do eleitor e da sociedade. Eu dou nota 10 ao debate. Muito bom”, disse.
Geraldo Carvalho, do PSTU, falou que é sempre bom ter um debate para que a população possa ver as ideias de cada candidato.
“O debate é sempre bom, pra que a população, em especial a classe trabalhadora, a juventude, possa ver as ideias de cada candidato, as propostas e possa fazer uma opção por aquilo que mais atenta os seus interesses, as suas necessidades”, falou
Francinaldo Leão x Dr. Pessoa
O atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Dr. Pessoa, surpreendeu a todos ao dar uma cabeçada no também pré-candidato a prefeito Francinaldo Leão. Os dois debatiam entre si quando o prefeito se aproxima de Francinaldo, que se preparava para a réplica, e lhe dá uma cabeçada: " Estou sendo agredido", disparou o psolista.
Em entrevista, Francinaldo Leão, disse que trouxe para o debate a realidade do povo de Teresina.
“Trazendo a dificuldade de cada bairro, de cada região, porque a gente percorreu, as perguntas que eu faço aqui não é pergunta do Francinaldo, é pergunta do povo, do povo periférico, a gente conversa dia a dia, a gente anda nas UPAs. Então, é tudo isso, então eu estou trazendo aqui a realidade do povo, então isso incomoda o prefeito, você falar a realidade do povo periférico, Teresina, num debate onde ele vem, debates são propostas e respostas, ele vem querer estar cabeçada, como deu cabeçada em mim, como tá gravado perante o sistema de comunicação. Então é isso, quer dizer que ele trata um colega, que tá aqui num debate, a maneira que ele trata, você o imagina lá na periferia de Teresina”, comentou
Já Dr. Pessoa, disse que se sentiu desrespeitado e que pediu desculpas a população de Teresina.
A Band tem que respeitar aqui em qualquer lugar do país. Infelizmente, o episódio desse jeito não respeitou o que nós estamos vendo aí, a minha idade e nem o debate. Uma emissora de qualidade no nosso país. Chegou, se aproximou de mim, cuspindo, mas aí é coisa plantada. Aí é coisa plantada. Não é por acaso não, eu sei. Aí chegou sem dúvida nenhuma. Eu não sei nem se não vou amanhã um médico para saber se essa saliva que jogou em cima de mim não estava contaminada. Mas eu educadamente, e que sou graças a Deus, pedi desculpa. Pedi desculpa aos teresinenses, não foi a ele não, aos teresinenses”, finalizou.