Prisão de Bolsonaro repercute no mundo e ganha manchetes em grandes jornais
Imprensa internacional destaca suspeita de fuga e ordem de prisão emitida por MoraesA prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrida na manhã deste sábado (22/11) após determinação do ministro Alexandre de Moraes, ganhou forte repercussão na imprensa mundial. Veículos da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América do Sul deram destaque ao caso em suas capas e páginas principais.
O jornal britânico The Guardian estampou uma foto de Bolsonaro em posição de destaque com a chamada: “Polícia brasileira prende Bolsonaro em meio a suspeitas de que ele preparava fuga”. A publicação afirmou que autoridades brasileiras desconfiavam que o ex-presidente pudesse tentar se abrigar em uma embaixada para evitar a prisão, no contexto da investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado.
Na França, o Le Monde abriu sua página principal com o título: “No Brasil, Jair Bolsonaro foi preso após condenação por tentativa de golpe de Estado por risco de fuga”. O jornal enfatizou a avaliação de que havia perigo real de evasão.
Nos Estados Unidos, o The Washington Post também colocou a prisão na capa, com o título: “Ex-líder brasileiro, Bolsonaro é preso sob alegações de tentativa de fuga”. A reportagem cita que o juiz responsável pelo caso ordenou a prisão após constatar adulteração na tornozeleira eletrônica usada pelo ex-presidente, lembrando ainda que Bolsonaro foi condenado neste ano por tentativa de golpe.
A repercussão também foi significativa na América do Sul. O argentino Clarín noticiou que o STF determinou a prisão porque Bolsonaro teria rompido a tornozeleira eletrônica. A matéria é acompanhada por uma imagem do ex-presidente atrás do portão de sua residência, em Brasília. O jornal cita informações do Centro de Monitoramento Integrado de Brasília, segundo as quais o dispositivo registrou uma violação logo após a meia-noite, movimentação que, segundo o ministro Moraes, indicaria intenção de fuga diante da vigília organizada pelo senador Flávio Bolsonaro.
No Oriente Médio, o canal catariano Al Jazeera também repercutiu o episódio, informando que o ex-presidente de 70 anos foi levado de sua casa para a sede da Polícia Federal em Brasília.
Prisão e desdobramentos
Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22/11). A Polícia Federal afirmou que cumpriu ordem do Supremo Tribunal Federal após indícios de violação da tornozeleira eletrônica e possível preparação para fugir.
A vigília convocada por Flávio Bolsonaro nesta sexta-feira (21/11), próximo à residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, também foi citada na decisão de Alexandre de Moraes, que avaliou risco de tumulto e facilitação de eventual fuga.
O ministro determinou ainda que a audiência de custódia seja realizada neste domingo (23/11), por videoconferência, na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, e que Bolsonaro tenha acesso contínuo a atendimento médico.