CPI da Equatorial: relatório registra quedas de energia em 90% dos municípios
Os dados foram colhidos por meio de uma pesquisa feita junto às prefeiturasO presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Antoniel de Sousa, mais conhecido como Toninho da Caridade, apresentou relatório parcial à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Equatorial nesta quarta-feira (24/05) apontando que 90% dos municípios piauienses sofrem com quedas de energia.

Os dados foram colhidos por meio de uma pesquisa feita junto às prefeituras, a fim de subsidiar a participação da APPM na investigação promovida pela CPI da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sobre a má qualidade dos serviços prestados pela Equatorial.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"No momento em que o Piauí vive um dos maiores investimentos em energias renováveis e que se torna atrativo para as empresas se instalarem, é necessário que haja uma intervenção nas subestações. Nós não temos problema de energia, temos problema de prestação de serviço com relação a absorver aquilo que é gerado no nosso estado, que possa ser transmitido. Quando chega o mês de setembro, você começa a ter dificuldade com a Agespisa, porque a bomba não gera energia suficiente pra colocar água para os municípios. Vou dar o exemplo de Patos do Piauí, que tem a barragem de Marruá. Quando dá o período de setembro, as bombas não conseguem carregar energia suficiente pra jogar água pra Simões, Caridade, Curral Novo. Então, o investimento principal nesse momento seriam as subestações", frisou Toninho.
O presidente da APPM informou que o extremo sul é a região que mais sofre com a falta de investimentos no setor, especialmente Cristalândia e Corrente, e que foi procurado pela Equatorial para o agendamento de uma reunião, prevista para a segunda quinzena do mês de junho, a fim de tratar das demandas apresentadas pelos prefeitos. Toninho explanou que cerca de 30 mil famílias ainda aguardam serem atendidas pelo programa Luz para Todos.
O presidente da CPI, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), parabenizou a APPM pelo empenho na coleta das informações para elaboração do relatório, que já conta com a participação de 96 dos 224 municípios piauienses.
Por proposição dos deputados Simone Pereira (MDB), Nerinho (PT) e Gracinha Mão Santa (Progressistas), a APPM incluirá questionamentos no formulário enviado às prefeituras, a fim de averiguar problemas relacionados a gambiarras, poda de árvores próximas às redes elétricas e perdas de indústrias em virtude da falta de energia de qualidade.
🔽 Clique no link para entrar no grupo do WhatsApp e receber as notícias do Conecta Piauí
https://chat.whatsapp.com/EKCbN0J88TWBObogbXmKi4