Criação de sindicato gera revolta e trabalhadores invadem Câmara no Piauí
Com a invasão, as atividades na Câmara foram suspensas e a assembleia será remarcadaNo último sábado (06/08) uma sessão plenária para a criação do Sindicato dos Trabalhadores rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Batalha-PI (Sintraf), que estava sendo realizada na Câmara Municipal de Batalha (CMB), foi invadida por representantes de vários sindicatos que arrebentaram o portão do local.
Os representantes não teriam gostado da ideia de criação do Sintraf porque na base territorial já existe um sindicato denominado Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

De acordo com o coordenador geral da Sintraf/PI, Washington Leite, foi comunicado que a sessão seria aberta ao público, mas diretores e representantes de sindicatos insatisfeitos resolveram invadir a plenária porque teriam sido impedidos de entrar na Câmara no momento da sessão. Com a invasão, as atividades na Câmara foram suspensas e a assembleia será remarcada.
"Nós estavamos aqui para fazer a fundação do Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), específico na categoria, mas infelizmente o sindicato rural de Bartalha com outros sindicatos, diretoria de outros sindicatos vizinhos vieram aqui na Câmara dos vereadores, como é que se diz, 'bagunçar', mesmo a plenária. Arrebentaram o portão, arrancaram o portão com a força e entraram. Por conta disso e da gente temer a depretação do local público a gente preferiu adiar um pouco o evento", disse o coordenador.
"Depois a gente vai sentar com a diretoria para ver direitinho como é que a gente vai fazer, que dia a gente vai fazer a nova assembleia", completou.

Whashington Leite disse que não havia necessidade de realizar uma invasão."No minímo imbecil, porque diretores de sindicato, inclusive diretores da Fetag-PI, vir no tipo de baixaria dessa, dentro da Câmara Municipal, quebrar um portão, praticamente invadir o recinto, sem necessidade nenhuma, porque nós lançamos um edital, esse edital tinha horas. O portão iria ser aberto para todos, não tinha necessidade deles depredarem o prédio público. Então por isso a gente vai fazer essa pausa para tomar pé da situação", finalizou.
ENTENDA O CASO
Na base territorial, já existe um sindicato, fundado em 1972, denominado Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, 51 anos fazendo história e contribuindo com o desenvolvimento do município de Batalha.
O sindicato existente informou ao Conecta Piauí que quem convocou a audiência, ao mesmo tempo, estava impedindo o acesso dos Trabalhadores (as), ao recinto do Parlamento Municipal (Câmara de vereadores). Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares informou que o portão não foi quebrado,
"Houve uma força de ambos os lados(dentro/fora), acarretando no descarrilamento do mesmo. A grade foi recolocada no local ao final do evento. Repudiamos veementemente, quem divulga fake News e classifica os Agricultores (as) de vândalos. Chamar os homens e mulheres, nossa juventude rural de vândalos é, no mínimo, uma falta de respeito com a classe", diz trecho da nota.
VEJA O VÍDEO