Secretário da Fazenda diz que concurso prepara Piauí para novo sistema tributário
A chegada de novo pessoal fortalece a estrutura necessária para uma gestão fiscal modernaO Governo do Piauí ofereceu várias oportunidades de ingressar no serviço público com a realização de concursos públicos. Um deles foi o ofertou 80 vagas imediatas para auditor fiscal, auditor governamental, analista do tesouro estadual e agente de tributos da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz). Esse foi um marco dos mais significativos da política de fortalecimento institucional do órgão.
As provas objetivas foram aplicadas em julho, seguidas pela etapa discursiva em setembro. Neste mês de dezembro, o governo divulgou o resultado definitivo da prova discursiva e convocou os aprovados para a apresentação da documentação necessária à avaliação de títulos.
O resultado final está previsto para março de 2026.
Entrada dos novos servidores vai ampliar a capacidade de atuação da Sefaz
Trata-se de um dos movimentos mais robustos de recomposição do quadro técnico fazendário dos últimos anos, reforçando a estrutura necessária para uma gestão fiscal moderna, eficiente e cada vez mais digital.
A entrada dos novos servidores vai ampliar a capacidade de atuação da Sefaz em áreas estratégicas, como fiscalização, auditoria, atendimento ao contribuinte e gestão de sistemas. Com mais equipes especializadas, o Estado fortalece a presença fiscal, otimiza análises, aperfeiçoa o combate à sonegação e consolida a arrecadação própria, elementos essenciais para manter serviços públicos de qualidade e a capacidade de investimento do governo.
A renovação do quadro ocorre em um momento crucial: o início da implementação da reforma tributária no Brasil. As mudanças estruturais que envolvem a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), a simplificação de tributos e a transição para um novo modelo de arrecadação exigem uma equipe altamente qualificada. Os novos servidores chegam para reforçar esse processo, contribuindo diretamente para a adaptação à legislação.
“Com o reforço do quadro, a Sefaz se posiciona para enfrentar um ambiente tributário em plena transformação, fortalecendo suas ações de fiscalização, inteligência fiscal, modernização tecnológica e atendimento ao contribuinte. O concurso se destaca como peça estratégica para garantir que o Piauí esteja preparado para as exigências do novo sistema tributário brasileiro e para manter uma gestão fiscal moderna, transparente e capaz de ampliar a competitividade econômica do Estado”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
Vagas
O concurso ofertou 20 vagas (mais 20 para cadastro de reserva) para auditor fiscal, 10 vagas (mais 10 para cadastro de reserva) para auditor governamental, 10 vagas (mais 10 para cadastro de reserva) para analista do tesouro estadual e 40 vagas (mais 40 para cadastro de reserva) para agente de tributos.