Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Secretário Washington Bonfim comenta sobre o Programa de Orçamento Participativo

Em entrevista ao Conecta Piauí, secretário dá detalhes sobre o programa e sua nova etapa

O Secretário de Planejamento do Piauí e professor da Universidade Federal do Piauí, Washington Bonfim, deu entrevista ao Conecta Piauí onde comentou sua trajetória pela área acadêmica e sua transição política até o Governo, discorrendo a respeito de seus projetos e idéias como secretário de uma pasta tão importante.

Na entrevista, Washington Bonfim falou sobre a importância da secretaria de planejamento e como se dá a gestão do governador Rafael Fonteles.

"O Governador Rafael me incumbiu da pasta com um mandato muito claro, olhar para as metas do plano de governo, das quais eu mesmo participei na elaboração antes mesmo da candidatura, e hoje, a secretaria de planejamento é quem olha pelas metas de todas as secretarias com reuniões constantes. Então essa pasta ganhou esse papel transversal de estar em todas as outras secretarias olhando para os planejamentos específicos de cada uma" disse.

Foto: Conecta PiauíSecretário de Planejamento Washington Bonfim
Secretário de Planejamento Washington Bonfim

O secretário também comentou sobre o OPA 2024/2025, que é um projeto de Orçamento Participativo, onde a população corrobora diretamente com a seleção de pautas e obras a serem priorizadas pelo Governo.

"Já tínhamos conhecimento de programas de orçamento participativo no Rio Grande do Sul, também realizados por lideranças petistas, porém, apenas em âmbito municipal. O governador Rafael queria desenvolver um de âmbito estadual e que fosse lançado ainda este ano e acabou dando muito certo. Por mais que as associações sejam as grandes protagonistas dos pedidos e das obras, é a população que no final das contas escolhe diretamente as obras e faz com que as associações busquem apoio nos seus representados para buscar aqueles benefícios" comentou.

Em um espectro analítico, Washington Bonfim reforça o sucesso do programa, ainda no ano de 2023 nas cidades de Teresina e em Parnaíba e fala sobre as próximas cidades que farão parte do programa.

"Funcionou muito bem em Teresina e Parnaíba ano passado, com mais de 50 mil votos, que é um número bastante expressivo para uma primeira rodada e inclusive já temos obras e serviços inaugurados a partir dessas escolhas feitas no ano de 2023 e nesse primeiro semestre de 2024 devemos lançar novas ordens de serviço e incluir, além de Teresina e Parnaíba, as cidades de Picos, Floriano e Piripiri"

Quando questionado sobre quais os critérios para se inscrever e ter acesso aos recursos do OPA, o secretário comentou que, é preciso ser de uma associação com um CNPJ válido e o registro do estatuto, com uma diretoria que esteja com seu mandato em vigência, pois é necessário uma pessoa de referência dentro da associação para responder pelas demandas da associação junto ao OPA, programa de orçamento participativo digital do estado.

Sobre os planos futuros para o programa, o secretário disse que um montante ainda maior de investimentos fará parte dessa nova etapa e visualiza um futuro brilhante para o estado.

"Diante dos resultados e da expressividade dos votos, o governador ampliou em quase 10% o valor dos investimentos em relação ao ano de 2023, que inclusive, mais de R$ 55 milhões em obras escolhidas ano passado estão previstas para serem finalizadas neste ano de 2024. Para a votação do OPA 24/25 teremos então um orçamento de R$ 65 milhões" ressalta.

Confira a entrevista na íntegra:

Comente