Senador Marcelo Castro protocola 4º relatório do Código Eleitoral
A leitura do relatório está prevista para ocorrer na CCJ no próximo dia 2 de abril, quarta-feiraO senador Marcelo Castro (MDB-PI) protocolou, nesta quarta-feira (27/03), o 4º relatório do Código Eleitoral (PLP 112/2021). O documento, que possui 610 páginas, consolida toda a legislação eleitoral e partidária em 898 artigos. A principal mudança em relação ao relatório anterior é que o novo texto vem no formato de substitutivo, contendo apenas pequenos ajustes redacionais.

A leitura do relatório está prevista para ocorrer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no próximo dia 2 de abril, quarta-feira. O projeto tem como objetivo estabelecer normas eleitorais e processuais no Brasil, assegurando o funcionamento da democracia representativa e participativa, o pleno exercício dos direitos políticos e partidários, além de reforçar a transparência e a segurança dos processos eleitorais.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Impactos do Novo Código Eleitoral
- Para os eleitores: o projeto garante igualdade no exercício do voto, maior transparência e segurança nos processos eleitorais, além de políticas de inclusão que ampliam o acesso equitativo à competição eleitoral.
- Para os partidos políticos: haverá maior autonomia, transparência nas atividades e contas, bem como incentivos para aumentar a participação política das mulheres.
- Para a Justiça Eleitoral: a proposta estabelece diretrizes claras para a organização e administração das eleições, reforçando a imparcialidade e a neutralidade das autoridades eleitorais.
- Para a sociedade em geral: a medida pode fortalecer a confiança no sistema eleitoral, garantindo que a vontade popular seja respeitada e que os processos eleitorais sejam conduzidos de forma justa e transparente.