Telsírio Alencar pede impugnação de pesquisa eleitoral para prefeito em Teresina
Candidato à Prefeitura de Teresina questiona discrepância entre números da Quaest e do TSEO candidato a prefeito de Teresina, Telsírio Alencar (Mobiliza), entrou com uma ação judicial pedindo a impugnação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Quaest na capital. Segundo a representação, Telsírio alegou que os números referentes ao grau de instrução dos eleitores, apresentados na pesquisa, divergem dos dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com a pesquisa da Quaest, 25% dos eleitores possuem ensino fundamental completo, 42% têm ensino médio completo ou incompleto, e 33% possuem ensino superior incompleto ou mais. No entanto, os dados do TSE indicam que 29,01% dos eleitores têm ensino fundamental completo, 50,29% possuem ensino médio completo ou incompleto, e 20,29% têm ensino superior completo ou incompleto.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Baseado nessas discrepâncias, o candidato solicitou à Justiça Eleitoral a suspensão imediata da pesquisa. “A maioria dos candidatos não pontuou na estimulada nem na espontânea. De cara, a gente vê que uma pesquisa dessas não é verdadeira. A pesquisa também aponta que o número de pessoas entrevistadas foi de 800, mas o relatório indica 852, ou seja, 52 pessoas a mais. Uma pesquisa como essa precisa ser revista; vamos pedir às autoridades que retirem essa pesquisa de circulação. Não aceitamos esse tipo de afronta à democracia”, declarou Telsírio Alencar.