Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Vereador João Pereira propõe sessão conjunta para discutir saúde em Teresina

"Somar forças para resolver o problema da saúde pública", afirmou

O vereador de Teresina, João Pereira, defendeu nesta terça-feira (25/02) a união de forças entre a Câmara Municipal, o parlamento estadual e a bancada federal para buscar soluções para a saúde pública na capital. Durante pronunciamento, ele sugeriu a realização de uma sessão conjunta entre os poderes para debater o tema e fortalecer as ações de investimento na área.

“A Casa tem que abrir o debate e somar forças para resolver o problema da saúde pública em Teresina. Vou sugerir uma sessão conjunta. Câmara de Vereadores, parlamento estadual, discutir a questão da saúde pública em Teresina”, afirmou.

O vereador destacou a necessidade de ampliar recursos para infraestrutura e insumos básicos das unidades de saúde. Ele citou como exemplo a destinação de R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares do deputado Francisco para a construção de uma nova maternidade na região da Santa Maria da Codipi, além de pontuar dificuldades enfrentadas pelas unidades de saúde, como o incêndio ocorrido recentemente na UPA do bairro Satélite.

“Eu citei a questão da unidade da UPA do satélite, que pegou fogo, queimou lá um ar condicionado e queimou a parte da ala amarela. Graças a Deus os profissionais atentos conseguiram tirar os pacientes que estavam internados e fazer uma transferência para as outras unidades básicas de saúde pública em Teresina”, ressaltou.

João Pereira enfatizou ainda a importância de parcerias entre a prefeitura e o governo estadual para a manutenção dos serviços de saúde. Ele citou o Hospital Getúlio Vargas (HGV) como peça-chave no atendimento de alta complexidade e defendeu que o hospital siga seu propósito original, evitando a sobrecarga de emergências.

“O HGV tem esse papel de salvar vidas e ele está funcionando. Não pode ser porta aberta. Não pode ser um local que as pessoas vão e atenda diretamente. Tem que haver as regulações e a funcionalidade do HGV é cirurgias de e alta complexidade”, explicou.

Por fim, o vereador reafirmou o compromisso de seu mandato em intermediar soluções para a saúde pública de Teresina, buscando apoio de diferentes esferas do poder público para reestruturar e melhorar os serviços prestados à população.

Comente