Wellington Dias lança Programa Acredita em São João do Piauí
Na oportunidade, o ministro destacou a importância do programa para apoiar quem mais precisaTransformar vidas, acreditar nas pessoas, fomentar o empreendedorismo local e gerar oportunidades de inclusão são os focos do programa Acredita no Primeiro Passo, lançado neste sábado (30), em São João do Piauí, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.
O Acredita é um programa federal coordenado pelo MDS, em parceria com estados, municípios, entidades públicas e instituições privadas, com o objetivo de gerar oportunidades de inclusão produtiva. Pequenos produtores rurais têm no Acredita a chance de melhorar sua qualidade de vida e fortalecer sua atividade empreendedora.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Na oportunidade, o ministro Wellington Dias destacou a importância do programa para apoiar quem mais precisa, garantindo crédito e oportunidades de qualificação. “A meta é tirar as pessoas da pobreza, como estamos fazendo aqui, por meio do emprego e do empreendedorismo. Seguimos na meta de tirar o Brasil do mapa da fome”, afirmou o ministro.
Um exemplo é o de Jéssica Amorim de Sousa, 33 anos, mãe e empreendedora na área da beleza. Ela viu no programa uma oportunidade para aprimorar seu negócio. “O Acredita é ótimo, ajuda demais, dá para pagar as parcelas e também investir, pois os juros são baixos. Comecei com um secador de cabelo, trabalhando de casa em casa. Hoje tenho um salão e uma funcionária. Sou muito grata pela oportunidade”, disse Jéssica.
José Ribeiro da Silva, 41 anos, criador de abelhas em São João do Piauí, também comemora o crédito. Atualmente ele trabalha com 80 colmeias; com o recurso do programa, pretende expandir sua produção. “Vai ajudar muito a realizar meus sonhos. Trabalho há mais de 8 anos na apicultura. É um trabalho pesado, mas prazeroso. Quero passar das 100 colmeias e aumentar minha produção”, afirmou
Anúncios
Durante a solenidade, o ministro também anunciou a liberação de recursos no valor de R$ 600 mil reais para o Instituto Federal do Piauí (IFPI), com o objetivo de oferecer formação e qualificação aos beneficiários do Bolsa Família, nos cursos de empreendedorismo e gastronomia.
Foram assinados ainda protocolos de intenções entre o MDS e a Prefeitura de São João do Piauí, e outro com a empresa CELEO Redes Brasil, para a adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo.
O Diretor de Negócios do Banco do Nordeste (BNB), Luiz Abel, também participou do evento e destacou a importância dos investimentos realizados pela instituição para o desenvolvimento nacional. Já o diretor-geral da CELEO Redes Brasil, Santiago Carlos Oraa, ressaltou a parceria com o MDS para promover mais inclusão social através da qualificação. Ainda durante o evento, o prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim, destacou o trabalho desenvolvido pelo MDS.
Inaugurações
Em sua passagem por São João do Piauí, o ministro Wellington Dias participou de grandes inaugurações, como o da sede administrativa do Complexo Fotovoltaico São João do Piauí, da CELEO Redes Brasil: empresa espanhola de geração e transmissão de energia elétrica.
O complexo é composto por 6 usinas, que ocupam uma área de aproximadamente 470 hectares e produzem energia elétrica suficiente para o consumo médio de 230 mil lares brasileiros, evitando a emissão de 149,5 mil toneladas de CO2.
A empresa também desenvolve o projeto social Quipá, em parceria com o Instituto Umbizeiro, atendendo diretamente 156 jovens de comunidades quilombolas: Saco/Curtume, Riacho dos Negros e Picos. O foco do projeto é fomentar a produção rural e o empreendedorismo.
Wellington Dias também esteve na inauguração da Praça Edith Lopes e da inauguração do escritório Regional do Agroamigo.