Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Alexandre Padilha anuncia instalação de UTI de Medicina Inteligente no HGV

Hospital foi oficialmente incluído no programa nacional de Hospitais de Medicina Inteligente
Redação

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), principal unidade pública de saúde do estado do Piauí, foi oficialmente incluído no programa nacional de Hospitais de Medicina Inteligente, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com países como a China e com o Banco dos Brics. O anúncio foi feito durante visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à nova ala de quimioterapia do hospital, que passou por recente ampliação.

A inclusão do HGV no programa representa um avanço na integração de tecnologias digitais ao ambiente hospitalar. A unidade será contemplada com a instalação de uma UTI de Medicina Inteligente, equipada com recursos de telemedicina, conectividade avançada e inteligência artificial. O objetivo é modernizar o atendimento intensivo, ampliar a capacidade de resposta clínica e fortalecer a saúde digital no estado.

Foto: Gabriel PaulinoAlexandre Padilha anuncia instalação de UTI de Medicina Inteligente no HGV
Alexandre Padilha anuncia instalação de UTI de Medicina Inteligente no HGV

Segundo o ministro Alexandre Padilha, o HGV foi escolhido por sua relevância regional e nacional. “O HGV é um hospital muito importante, não só para o Piauí, mas para o Brasil como um todo. Vamos instalar aqui uma UTI de Medicina Inteligente, aproveitando todo o esforço da telemedicina e da saúde digital que já está em curso no estado”, afirma.

O HGV, que completou 84 anos, realiza atualmente procedimentos em 23 especialidades cirúrgicas, abrangendo quase todas as áreas da medicina. A redução expressiva no tempo de espera, que já ultrapassou 800 dias em anos anteriores, é resultado dos investimentos, da estrutura ampliada e da qualificação dos profissionais da unidade.

Foto: Gabriel PaulinoAlexandre Padilha anuncia instalação de UTI de Medicina Inteligente no HGV
Alexandre Padilha anuncia instalação de UTI de Medicina Inteligente no HGV

 O governador Rafael Fonteles ressaltou o avanço significativo na redução do tempo de espera por cirurgias eletivas no hospital. “Temos profissionais da área da saúde de excelente qualidade, além de toda uma estrutura hospitalar. E isso se exemplifica na redução do tempo médio de espera para cirurgias eletivas no HGV, que caiu de 800 para menos de 80 dias. Uma marca histórica que reflete o esforço conjunto do governo federal e do estado em priorizar a saúde da população”, encerrou.

Comente