Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Dia do Médico: Dra. Amariles Borba, a baluarte da saúde, compartilha sua história

Formada em Nutrição e Medicina ela defendeu a importância da nutrição saudável

No Dia do Médico, celebrado nesta sexta-feira (18/10), o Conecta Piauí conversou com Dra. Amariles Borba, uma verdadeira baluarte da saúde em Teresina e em todo o estado do Piauí, que construiu um legado admirável na missão de cuidar de pessoas. Formada em Nutrição e Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro, com especialização em Pediatria, Dra. Amariles sempre defendeu a importância de uma alimentação saudável e trabalhou ativamente na promoção da nutrição.

Em entrevista à jornalista Eugênia Reais, Dra. Amariles compartilhou um pouco de sua trajetória. "Sinto que vim para este planeta com uma missão. Avaliando tudo o que já fiz, sinto que cumpri cerca de 95% dessa missão. Acredito que devolvi à população o investimento que foi feito em mim, por meio das duas faculdades públicas que cursei no Rio de Janeiro, tanto Nutrição quanto Medicina. Posso dizer que estou 'quites' com o planeta Terra e com a população", relatou.

Foto: James Rodrigues/Conecta PiauíDra. Amariles Borba
Dra. Amariles Borba

Dra. Amariles destacou ainda o valor do reaproveitamento de cascas e sementes como ingredientes essenciais para salvar vidas. "Durante cinco anos, participei do programa de rádio da Pastoral da Criança, gravado aqui em Teresina e inspirado pela médica Zilda Arns, que faleceu no terremoto do Haiti. Nesse período, sempre abordei a importância da nutrição. Por exemplo, 100g de semente de abóbora têm mais proteína que 100g de carne bovina", ressaltou.

Salvando vidas
Dra. Amariles é um exemplo de que é possível combater a fome com os recursos disponíveis. "Só precisamos abrir os olhos e aproveitar o que temos. Usávamos, por exemplo, o farelo de arroz misturado com a farinha da folha da macaxeira para produzir a multimistura, que ajudou a recuperar muitas crianças da desnutrição em bairros de Teresina. Na Santa Maria da Codipi, havia um rapaz chamado Fernando que cuidava da produção da multimistura, e com esse trabalho salvamos muitas vidas", relembrou.

Amariles Borba
Natural de Floriano, Dra. Amariles Borba foi ainda jovem para o Rio de Janeiro, onde se formou em Medicina e Nutrição, e se especializou em Pediatria. Ao retornar para o Piauí, passou a atuar como pediatra e docente da Universidade Federal do Piauí, contribuindo para a formação de médicos, nutricionistas e enfermeiros. Além disso, teve uma atuação marcante em órgãos de saúde e no combate a doenças que afetam a população piauiense, especialmente na capital.

Confira a entrevista completa:

Comente